Cidadeverde.com

Hortas de Teresina movimentaram R$ 9 milhões em 2018

Foto: Renato Bezerra / Ascom PMT

A intensidade das últimas chuvas prejudicou a produção das hortas e campos agrícolas na capital. Em quatro meses choveu 1.100 mm, quase o total esperado para o ano todo, que geralmente é de até 1.500 mm. Diante dos prejuízos, a Gerência de Produção Agropecuária está desenvolvendo um projeto para repor esterco e sementes dos horticultores mais atingidos, para facilitar a recuperação das produções.

Somente em 2018, foram produzidas – apenas nas culturas de alface, cebolinha e coentro, que são as três principais – uma média de aproximadamente 1.300 toneladas de alimentos. Essa produção movimentou cerca de R$ 9 milhões no mercado local, segundo o técnico agropecuário Glauco Castro, da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

Glauco afirma ainda que esses resultados correspondem a apenas 45% da capacidade das hortas, sendo observada ainda uma potencialidade de 55% de expansão da produção.

Reforma das cercas

A prefeitura também promete reformar mais de 6 mil metros de cerca nas hortas comunitárias de Teresina. 

Atualmente, a capital conta com 123 hectares de hortas comunitárias nos perímetros urbano e rural. Desse total, 105 hectares já fizeram a transição do método de irrigação convencional para o sistema de microaspersão. Faltam apenas 18 hectares que serão concluídos ainda este ano. 

Já nos campos agrícolas, em torno de 100 hectares estão sendo irrigados, e mais 60 serão ampliados.