Cidadeverde.com

IR: das declarações entregues, 7 mil apresentam pendências

O delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Ferreira, alertou que, das 247.249 declarações entregues no Estado, cerca de 7 mil apresentam pendências que devem ser corrigidas o mais rápido possível.

"É importante que o declarante acompanhe, verifique o resultado da declaração. Existe um serviço chamado 'Extrato do Processamento da Declaração', que é acessível ao contribuinte e lá se deve verificar se há alguma divergência", enfatiza o delegado.

Mesmo quem declarou ainda pode fazer uma declaração retificadora para corrigir irregularidades. Se isso for feito antes da intimação da Receita Federal, não haverá ônus ao contribuinte. Durante o prazo de declaração, mais de 10 mil piauienses apresentaram a retificadora para solucionar as pendências.

"A gente considera que a declaração cai na malha fiscal quando se encerra o ano da declaração, depois da restituição de dezembro", explica o delegado.

A Receita Federal, no Piauí, recebeu mais de 7 mil declarações acima do que estava previsto. 

A página da Receita reabriu nesta quinta-feira (2) o programa de declaração do Imposto de Renda. Entretanto, as declarações entregues a partir de hoje são consideradas em atraso e, portanto, há incidência de multa, que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. 

"A multa varia por mês de atraso. Quem não fez a declaração, deve fazer o quanto antes porque a multa aumenta", completa o delegado.