Cidadeverde.com

Semana do MEI começa hoje; 150 palestras e oficinas gratuitas

Foto: Caroline Oliveira / Cidadeverde.com

Começa nessa segunda-feira (20) a Semana do Microempreendedor Individual, realizado pelo Sebrae em todo o país. No Piauí, 60 cidades terão atividades voltadas para os eventos. Durante a Semana, analistas e consultores do Sebrae estarão disponíveis para esclarecer sobre as vantagens do MEI, auxiliar no preenchimento da Declaração Anual Simplificada, e efetuar registros de empreendedores.

Serão cerca de 150 palestras e oficinas gratuitas. Na capital, as atividades acontecerão no Centro de Treinamento Empresarial do Sebrae, que funciona em prédio anexo à sede da instituição. O Brasil tem 8 milhões de MEIs. O Piauí tem quase 70 mil, num universo de 115 mil de CNPJs ativos, o que mostra a relevância do segmento.

"Já são 10 anos de MEI e a categoria precisa muito de informação para ser competitiva. Quanto menor a dimensão da empresa, maior a necessidade de apoio", afirmou o superintendente do Sebrae-PI, Mário Lacerda, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira (20). 

O superintendente explica que o MEI permite a formalização dos negócios, possibilitando a emissão de notas fiscais.

"Temos trabalhado muito fortemente com os municípios para que eles exercitem as compras governamentais da micro e da pequena empresa. Toda essa categoria de MEI estava a margem disso. Na maioria das vezes, a prefeitura é o maior comprador do município. Então, uma vez que pode emitir nota, pode vender para o município, para o Estado, para o governo federal, esse é um diferencial", enfatiza Lacerda.

A Semana do MEI potencializa as ações de valorização da categoria. "O evento é 100% gratuito e atua em duas frentes, o conhecimento, através de palestras e de oficinas, e na outra ponta, a consultoria, voltada para orientação em vários temas, inclusive para uma análise melhor do mercado", declarou o superintendente.