Cidadeverde.com

ExpoTeresina acontece neste mês e deve movimentar R$ 5 milhões

Foto: Assessoria do evento / divulgação

O Parque de Exposição Dirceu Arcoverde vai receber de 21 a 30 de junho uma das maiores feiras agropecuárias do Piauí, a ExpoTeresina. O evento deve atrair cerca de 200 mil pessoas, com a expectativa de gerar R$ 5 milhões em negócios. Na programação há shows, exposição de animais, cursos técnicos, barracas de comidas típicas, leilões e diversas atividades para o visitante e criadores de animais. A tradicional vaquejada acontecerá entre os dias 21 e 23, com expectativa de 800 duplas inscritas, se consolidando como a maior do Piauí. 

De acordo com o presidente da  Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, André Nogueira, além de atrair investidores de todo o Brasil, a ExpoTeresina vai promover negócios diretos como a venda de animais e máquinas agrícolas, gerando também transações futuras, como contratos bancários. Nos dias 25 e 26 haverá um concurso de vacas leiteiras das raças Gir Leiteiro e Girolando. “É uma competição de produção de leite e a vaca que mais produzir será premiada”, explica André Nogueira.  

Referência

Teresina é referência em melhoramento genético. A capital possui campeões de diversas raças, como Nelore, Mangalarga Marchador, além de raças de  ovinos e caprinos. “Durante o evento teremos um julgamento de raças, com avaliação morfológica dos animais e aquele com melhor desempenho será premiado”, destaca André. Ainda na grade de programação, a ExpoTeresina contará com provas equestres, torneio de hipismo, leilões de bovinos na sexta (28) e de ovinos e caprinos no sábado (29). O espaço também terá um shopping de animais para a venda direta.  

À noite haverá apresentações de quadrilhas e shows musicais com Jonas Esticado, Taty Girl, Chicabana, Thullio Milionário, Gleydson Gavião, Luketta. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina e pela Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, com apoio do Governo do Estado. Os cursos e oficinas serão realizados pelos parceiros  Sebrae, Senar, Uespi, UFPI  e Conselho Regional de Medicina Veterinária.