Cidadeverde.com

Piauí: empresas podem ser abertas por certificado digital em nuvem

Foto: Pixabay / reprodução gratuita

Os processos eletrônicos de abertura de empresas na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) têm mais uma opção de assinatura digital. Trata-se do Certificado Digital Cloud, também chamado de certificado digital em nuvem, que pode ser utilizado nos processos empresariais de abertura, alteração e baixa de empresas pela internet. Clique aqui

Alzenir Porto, presidente da Jucepi, explica que o certificado em nuvem garante mais praticidade e economia para os empreendedores. “É o mais barato no mercado atualmente”, observa a gestora.

Como funciona

O Certificado Digital Cloud é um modelo do tipo A3 salvo na nuvem, que dispensa a utilização de mídia física (token ou smartcard), bastando acessar de qualquer computador ou de um dispositivo móvel para assinar documentos. Para isso, dispõe de um segundo fator de autenticação, ou seja, uma camada adicional de segurança que gera um código de verificação para autorizar o uso do certificado. Este código é válido durante alguns minutos e é acessado por um aplicativo para smartphone disponibilizado pela certificadora.

No Piauí Digital, para escolher qual modalidade do certificado basta selecionar as duas formas de assinatura digital: assinar com e-CPF (token, smartcard ou computador) ou na nuvem (cloud). O usuário deve escolher qual o modelo de certificado e prosseguir com a assinatura do documento. Apenas com o documento assinado, o sistema habilita o botão protocolar para o envio do processo eletrônico empresarial.