Cidadeverde.com

Especialista dá dicas para ter saúde financeira e evitar endividamentos

Foto: Analice Borges / Cidadeverde.com

Antônio Cláudio da Silva, autor do livro "Endividamento crítico: como viver e solucionar" afirma que o problema financeiro dos brasileiros causa doenças de ordem emocionais, como insônia, depressão e problemas conjugais, Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (11), o especialista deu dicas de como cultivar uma educação financeira.

"Antigamente [antes do Plano Real], a inflação era de 80%. Você recebia dinheiro e tinha que correr para gastar. Hoje, a inflação está controlada. Você pode criar um programa de 10 anos para acumular recursos e ter um padrão de vida muito bom depois desse período, não precisa mais sair correndo para supermercados, para comprar tudo. Mas a população continua pensando em curto prazo", compara.

Antônio Cláudio observa que em junho gasolina e alimentos registraram deflação (queda de preços). "A oferta é maior que demanda, o preço começa a cair para que o produto seja vendido", avalia.

Ele defende que para ter saúde financeira é preciso viver um nível abaixo do que ganha. "Se você ganha R$ 3 mil, deve viver com R$ 2.400. A diferença você guarda e investe. O problema é que no Brasil você parcela em até 24 vezes, comprometendo a renda por um período muito longo. Além disso, passamos a consumir coisas que não têm tanta utilidade e deixamos de investir no que é importante", ressalta.