Cidadeverde.com

Agência Francesa anuncia interesse em financiar programas sustentáveis no Piauí

Foto: Jorge Bastos / CCOM

Representantes da Agence Française de Développement (AFD) estiveram em audiência com o governador Wellington Dias, nesta quarta-feira (31), para tratar sobre possíveis investimentos no Piauí. A agência, a princípio, mostrou interesse em programas na área de desenvolvimento e conservação do meio ambiente. A reunião contou com a presença do diretor geral da Agence Française de Développement, Philippe Orliange e gestores do estado. 

O grupo francês financia, acompanha e acelera as transições para uma sociedade mais sustentável, unindo clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde e governança. Suas equipes estão envolvidas em mais de 4 mil projetos nos departamentos e territórios ultramarinos franceses e em 115 países.

Segundo o governador Wellington Dias, uma carta de intenções já foi protocolada e, em agosto, deve ser encaminhada uma carta consulta. “A ideia é de um financiamento que tenha como eixo o desenvolvimento cumprindo o acordo de Paris nessa área da redução do efeito das mudanças climáticas. Vamos trabalhar a estruturação de parques, programas ativos verdes e de uma infraestrutura necessária nessas regiões para a geração de emprego e renda com as populações que precisam”, explicou o governador. 

De acordo com o diretor geral da Agence Française de Développement, Philippe Orliange, o grupo tem muito interesse nos programas que foram apresentados pelo governador, pelos secretários do estado e o interesse é dar continuidade. O teto para financiamento é de € 200 milhões e esse seria o seria o primeiro investimento da agência francesa no Piauí, um dos primeiros no Nordeste.