Cidadeverde.com

Veja os serviços que voltam a funcionar nesta quarta-feira (18)

Fim do feriadão! Veja os serviços que voltam a funcionar nesta quarta-feira (18).

- Bancos e lotéricas: a partir de meio dia
As contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês com vencimento nos dias 16 e 17 poderão ser pagas no dia 18, sem acréscimo. Normalmente, os tributos ajustam as datas de vencimento ao calendário de feriados.

- Correios: a partir de meio dia
As postagens de Sedex feitas a partir de 13 de fevereiro serão entregue a partir da quarta-feira. Mas o atendimento telefônico funciona das 8h às 22h. Para solicitar serviços ou pedir informações, os telefones são: 3003 0100 (capitais) e 0800 725 7282 (interior). Para registrar sugestões, elogios ou reclamações, o número é: 0800 725 0100.

- Supermercados
Abrem na segunda ao meio dia. 

- Lojas dos shoppings
Reabrem na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h. Ficando fechadas no domingo (15), na segunda (16) e na terça-feira (17).

- Lojas do Centro e Shopping da Cidade
Reabrem na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h.

- Cinemas
Abrem a partir das 12h. 

- Agespisa e Eletrobras - não reabrem na quarta, apenas na quinta-feira (19), a partir das 8h.

Como calcular a pretensão salarial para o novo emprego

Quando se elabora um currículo é importante colocar a pretensão salarial, afinal o assunto vai ser abordado na entrevista. Mas, dinheiro geralmente é um assunto muito delicado e, de uma hora para outra, pode afastar de vez a oportunidade de trabalho que se procura. Quando ofertam as vagas, boa parte das empresas preferem colocar "salário a combinar" do que expor a realidade do que deseja pagar. Veja a seguir algumas orientações de especialistas que podem facilitar o ajuste dos valores no novo emprego:

1) Consultar tabelas salariais com a remuneração média da área de atuação. Isso vai ajudar a negociar a remuneração inicial.


2) Considerar a atual posição no mercado. Estar empregado em outro local pode representar uma oportunidade de pedir um salário superior e estar desempregado pode diminuir as expectativas em até 10%.


3) Avaliar o grau de satisfação. Se quer ir para uma área diferente, pode valer a pena ser mais flexível. Mas, se está feliz com o emprego atual, pode se dar ao luxo de exigir um pouco mais.


4) Estabelecer o mínimo. É preciso saber qual seria o salário mínimo necessário para honrar as contas e se motivar.
5) Averiguar com calma o que vai ser cobrado. Se as funções vão além do que está acostumado a fazer, isso é um indício de que o salário pode ser superior. 


6) Informar-se sobre a empresa e a posição que ela ocupa em relação à concorrência. Também é importante ver como está o mercado em que ela atua.


7)  Conversar com quem está na área, como por exemplo, os colegas de faculdade. Não dar para confiar totalmente, mas essas pessoas têm algumas variáveis em comum, como formação acadêmica.


8) Usar as expressões: "Na faixa de", "em torno de", "aproximadamente". Isso ajuda a negociar e pode evitar ser dispensado sem outro motivo. 

Dica de especialista: Concurseiros não devem parar totalmente no Carnaval

O calendário de concursos não para e, nesse Carnaval, quem estuda tem que saber conciliar os livros com a folia do Momo. Pausar um pouco para descansar pode até gerar maior produtividade, mas os exageiros podem frear o ritmo de estudos. Veja quatro dicas para equilibrar lazer e obrigação:

1. Não parar totalmente - uma breve redução da carga horária ou da quantidade de disciplinas pode ser feita sem maiores danos, mas parar totalmente não é o ideal.

2. Manter o foco - perder o foco da aprovação pode ser um tiro no pé. Para quem não abre mão do descanso, a dica é reforçar os estudos assim que as festas acabarem.

3. Esforço e dedicação - Não se passa em concurso público sem estudar. É preciso encontrar uma fórmula de sucesso para não se desmotivar no período de festas. 

4. Quanto menos pausas melhor - Fica à frente quem mantém o ritmo, portanto, é importante não deixar os estudos totalmente de lado nessa época. O sucesso dependa da sedimentação de conhecimento.

Veja o horário de funcionamento dos serviços em Teresina durante o Carnaval

O Carnaval, por ser um feriado prolongado, ainda levanta dúvidas quanto ao funcionamento de alguns estabelecimentos. A Coluna Economia & Negócios listou alguns dos serviços mais procurados cotidianamente para orientar tanto quem vai viajar quanto quem vai ficar na capital piauiense.

- Agespisa
A Assessoria informou que o atendimento ao público, inclusive o parcelamento de débitos, não será realizado nos dias 14, 15, 16 e 17. Já no dia 19 (quinta-feira), retornará ao funcionamento normal, em horário comercial, nos sete postos da capital e no escritório de cada cidade do interior do Estado. Já a parte operacional funcionará em regime de plantão 24h, como em todos os feriados, através do número 0800 086 8888. Os consumidores devem ligar em caso de suspensão do serviço, falta de água, vazamentos e demais reclamações, informações e críticas.

- Eletrobras
A Assessoria informou que as agências de atendimento ao público funcionam até as 17h da sexta-feira (13) e reabrirão às 8h da quinta-feira (19). A área operacional também funcionará em regime de plantão 24 horas para ocorrências de média e baixas tensões, com reforço nos municípios onde haverá maior concentração no Carnaval, principalmente no litoral do Estado. O número de contato é o 0800 086 0800.

- Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências ficarão fechadas na segunda e terça-feira de carnaval, dias 16 e 17 de fevereiro. Na quarta-feira de cinzas, dia 18, o atendimento será a partir do meio-dia. Os clientes podem usar canais eletrônicos para as movimentações financeiras. As contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês com vencimento nos dias 16 e 17 poderão ser pagas no dia 18, sem acréscimo. Normalmente, os tributos ajustam as datas de vencimento ao calendário de feriados.

- Loterias
O Sindicato dos Donos de Casas Lotéricas do Piauí informou que os estabelecimentos funcionam neste sábado (14) das 8h às 12h30 e só retornam na quarta-feira (18), após o meio-dia.

- Correios
No sábado (14) as agências dos Correios funcionarão normalmente, inclusive com atendimento do Banco Postal. Já no domingo (15), na segunda (16) e na terça-feira (17), as agências estarão fechadas. O atendimento volta ao normal após o meio dia de quarta-feira (18). As postagens de Sedex feitas a partir de 13 de fevereiro serão entregue a partir da quarta-feira. Já a Central de Atendimento dos Correios funcionará normalmente no Carnaval: todos os dias, das 8h às 22h. Para solicitar serviços ou pedir informações, os telefones são: 3003 0100 (capitais) e 0800 725 7282 (interior). Para registrar sugestões, elogios ou reclamações, o número é: 0800 725 0100.

- Supermercados
As Assessorias do Carvalho e do Grupo Pão de Açúcar (que inclui o Extra) informaram que no sábado (14) e no domingo (15) o funcionamento será em horário normal em todas as lojas. Na segunda-feira (16), as portas ficarão abertas somente até as 16h. Na terça-feira (17), todas as lojas estarão fechadas e só reabrem na quarta-feira (18) a partir de meio-dia.

- Lojas dos shoppings
Funcionarão normalmente no sábado (14) até as 22h, mas só reabrem na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h. Ficando fechadas no domingo (15), na segunda (16) e na terça-feira (17).

- Lojas do Centro e Shopping da Cidade
Funcionam normalmente no sábado (14) até as 14h, mas só reabrem na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h.

- Cinemas
No sábado (14) e no domingo (15) funcionam a partir das 13h40. Terça (16) ficam totalmente fechados e na quarta (18) abrem a partir das 12h. 

Preço da gasolina aumentará mais R$ 0,06 a partir de segunda em Teresina

Atenção condutores! O preço da gasolina vai voltar a aumentar nesta segunda-feira (16). O tesoureiro do Sindicato dos Donos dos Postos de Combustíveis, José Couto, confirmou que o acréscimo no Piauí será entre 6 e 7 centavos e se deve ao recálculo do ICMS. "Os donos dos postos vão receber esse aumento e devem repassá-lo ao consumidor", explicou. 

Couto disse ainda que o etanol deverá se manter no mesmo valor e que os postos já estão registrando aumento nas vendas do produto e diminuição na comercialização da gasolina. O diesel também deve sofrer aumento. A recomendação é que os condutores abasteçam seus veículos até o domingo (15), para aproveitar o preço um pouco inferior. 

A gasolina em Teresina já ultrapassou os R$ 3,05. Um novo aumento está previsto para 1° de maio, quando o governo deve voltar a cobrar a Cide (contribuição para regular o preço dos combustíveis) - medida que faz parte do pacote fechado pelo Ministério da Fazenda para reequilibrar as contas públicas.

Governo nega possibilidade de confiscar poupança dos brasileiros

As informações que circulam nas redes sociais sobre a possibilidade de confisco da poupança são falsas. Quem garante é o Ministério da Fazenda, que divulgou nota à imprensa nesta sexta-feira (13) sobre o assunto. O governo também garantiu que não confiscará as demais aplicações financeiras dos brasileiros.

"Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a  valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda", acrescentou o governo.

Os boatos no WhatsApp, Facebook e Twitter são constantes desde a reeleição de Dilma Rousseff (PT). Desta vez, foram divulgadas informações de que seria realizado ainda neste ano de 2015 o confisco da poupança, a exemplo do que aconteceu em 1990, quando o processo foi comandando pela então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, no início do governo do presidente Fernando Collor de Mello. Na ocasião foram bloqueados a poupança e todas as aplicações financeiras da época, acima de NCZ$ 50 mil (cruzados novos) - cerca de R$ 6 mil. A medida gerou uma imensa revolta nacional e levou inúmeras empresas à falência. O fato foi um dos que provocou o impeachment do presidente Collor.

Apple chegou a valer mais que todas as empresas brasileiras

A Apple já valeu mais que a soma de todas as empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No dia 11 de fevereiro deste ano, a Apple valia US$ 727,3 bilhões e todas as empresas brasileiras juntas valiam US$ 723,5 bilhões. A informação é da Economatica. A consultoria explicou que essa foi a primeira e única vez na história do mercado que a bolsa brasileira passou a valer menos que a Apple. No dia seguinte, o resultado foi diferente e a soma das empresas brasileiras voltou a valer mais que a Apple (US$ 739 bilhões contra US$ 736,5 bilhões).

 

Novas regras: prédios públicos devem desligar o ar condicionado às 18h

Para tentar amenizar os problemas relacionados à falta de água no país, o governo federal publicou nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União, as novas medidas para reduzir o consumo de luz e água em órgãos públicos federais. O objetivo é reduzir o consumo em 30% e, entre as novas regras estão: 

- manter as portas e janelas fechadas quando o aparelho de ar condicionado estiver sendo usado
- desligar o aparelho de ar condicionado quando não houver ninguém no ambiente e evitar usá-lo após as 18h
- desligar o monitor dos computadores, de impressoras, estabilizadores e caixas de som 
- manter fechadas as portas de geladeiras e freezers e regular a temperatura dos equipamentos conforme a estação do ano e a capacidade utilizada
- desligar as lâmpadas das salas que não estiverem em uso, principalmente nos horários de almoço e no encerramento do expediente
- evitar acender lâmpadas durante o dia, dando prioridade à luz natural sempre que possível
- reduzir a iluminação em áreas de circulação, pátios de estacionamento e garagens, desde que não prejudique a segurança do local

A portaria recomenda ainda acionar apenas um elevador e usar, sempre que possível, as escadas para os primeiros pavimentos e para subir ou descer poucos andares. O uso da água também deve ser responsável, evitando desperdícios, como vazamentos nas instalações. Também é recomendado que as torneiras fiquem totalmente fechadas e que seja dado prioridade ao uso de descargas mais econômicas, e a criação, quando possível, de sistemas de captação de água da chuva.

Prestação de contas - Os órgãos e entidades devem informar mensalmente os dados sobre consumo de energia elétrica e de água por meio do Sistema do Projeto Esplanada Sustentável (SisPES). As informações relativas ao ano de 2014 e a janeiro de 2015 deverão ser inseridas no SisPES no prazo de 30 dias a partir da publicação desta portaria. As secretarias de Orçamento Federal e de Logística e Tecnologia da Informação, junto com a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, estabelecerão indicadores para o monitoramento do consumo.

Agricultura orgânica rende mais de R$ 13 milhões no litoral do PI

A agricultura orgânica rendeu R$ 13 milhões nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí em 2014. A produção gerou ainda 2,7 mil postos de trabalho fixos e temporários, influenciando mais de 20 setores da cadeia produtiva. Dos 2,5 mil hectares, 800 estão em plena produção e 80% do plantio é destinado ao cultivo de orgânicos. 

A acerola é o carro-chefe dos tabuleiros - mais de 6,5 mil toneladas da fruta foram cultivadas no ano passado. Há também plantações de caju, coco, goiaba, mamão, manga e melancia. O escoamento da produção está em plena expansão. Grandes empresas do ramo comercializam as frutas piauienses nas centrais de abastecimento das capitais e nos supermercados do Nordeste, Sul e Sudeste. A acerola orgânica já até ultrapassou as barreiras brasileiras e é exportada indiretamente por uma multinacional, por meio das cooperativas Biofruta e Orgânicos e da empresa Acepar.

Erro na leitura de medidores gera duas contas de luz em janeiro; Eletrobras explica

A Eletrobras Distribuição Piauí informou nesta sexta-feira (13) que alguns consumidores receberam fatura em duplicidade no último mês. Isso ocorreu por conta de um problema na transmissão de dados durante a leitura de medidores realizada entre 28/01 a 04/02/2015. A empresa explicou que o cliente que recebeu duas faturas de energia referentes a janeiro, com valores distintos, deve fazer o pagamento de apenas uma delas. O crédito ou a diferença a ser cobrado será gerado, automaticamente, na fatura posterior, sem prejuízos para o cliente e sem necessidade de atendimento presencial.

Posts anteriores