Cidadeverde.com

Receita libera amanhã a consulta ao penúltimo lote de restituição do IR

A Receita Federal libera amanhã (10) a consulta ao sexto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). O crédito bancário será feito no dia 16. Os dois últimos lotes regulares foram programados, como em todos os anos,  para novembro e dezembro. Os contribuintes que ficarem fora das duas listas é porque caíram na malha fina por erros ou omissões na declaração. A consulta estará disponível na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone (146). A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite o acompanhamento das restituições. A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico.

Os contribuintes que não foram listados nos lotes anteriores de restituição e têm dúvida sobre os dados enviados devem verificar no extrato de processamento da declaração se não há pendência ou inconsistências que causem a retenção na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A Receita disponibilizou na internet um passo a passo para quem não é cadastro e deseja fazê-lo.

88 ganhadoras do sorteio da Nota Piauiense ainda não pediram prêmio

Oitenta e oito pessoas que ganharam no primeiro sorteio da Nota Piauiense, realizado em 30 de setembro, ainda não pediram o resgate do prêmio. Segundo o regulamento, o ganhador tem 90 dias, contados da data da divulgação da portaria com o resultado do sorteio, para requerer o resgate da premiação no site da Nota Piauiense. No caso desse primeiro sorteio, este prazo começa a contar a partir do dia 01 de Outubro. Essas pessoas devem informar, urgente, no site da Nota Piauiense, a conta (corrente ou poupança) que desejam receber o dinheiro para que o Estado efetue o pagamento sem a necessidade destes consumidores se deslocarem à sede da Sefaz.

Para isso, ao entrar com o CPF e a senha cadastrados para acessar o site da Nota Piauiense, www.sefaz.pi.gov.br/notapiauiense , ou optando pelo banner da nota piauiense no site da Sefaz, www.sefaz.pi.gov.br (localizado do lado direito do site, logo abaixo do banner verde do SIATweb), o ganhador deve acessar a opção "Utilização de créditos", posteriormente clicar em "Crédito de sorteio", e, por fim, informar a sua conta corrente ou poupança, sendo esta apenas do titular do CPF, juntamente com o valor da premiação que deseja resgatar. A partir desse procedimento, o Estado tem até 30 (trinta) dias para efetuar o depósito do prêmio em dinheiro na conta informada pelo titular do CPF premiado. Vale ressaltar que o nome deste deve constar na portaria que dispõe sobre o resultado do sorteio, divulgada pela Sefaz.

Veja abaixo a lista dos 88 ganhadores que ainda não solicitaram o prêmio:

1. LUCIA MARIA DA SILVA
2. OSMARINA ALVES NOLETO
3. CARLITO FERREIRA DOS SANTOS
4. MARIA DE JESUS SANTOS MELO
5. SERGIO RICARDO SOARES VIANA
6. CONCEIÇÃO DE MARIA SOARES DA SILVEIRA GUIMARÃES
7. ANTONIO RIBEIRO DO NASCIMENTO
8. SOLANGE MARIA DE SOUSA
9. EDIMARA CAFE DOS SANTOS
10. GARDENIA LUZ SEPULVEDA SILVA
11. MARIA DE LOURDES DE SOUSA BATISTA MONTALVÃO
12. ALCIDES EULÁLIO NUNES
13. ANSELMO MENDES VIEIRA
14. DENISE REGINA DA SILVA
15. ROMULO DE OLIVEIRA PRACA
16. ANTONIA NASCIMENTO DE FREITAS
17. EDUARDO RODRIGUES SOUSA
18. JOSE VASCONCELOS ROCHA
19. LÍDIA MARIA PEREIRA NUNES
20. JANETE SANTANA MACHADO DOS SANTOS
21. MARINALDA PEREIRA DA COSTA RODRIGUES
22. ATILA TORRES
23. FELIX SEVERIANO DAMASCENO NETO
24. ALUISIO FREITAS SIVA SOUSA
25. EMANUELLA ANANDA MONTEIRO CRUZ
26. HENRIQUE ANTONIO DA SILVEIRA
27. FRANCISCO WILSON COSTA
28. FRANCISCO CESAR DEMES DE CASTRO LIMA
29. MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
30. MARIA ODETE MORAIS CUNHA
31. ROSA MARIA DE OLIVEIRA BARROSO
32. KEILA MARIA GONÇALVES DA SILVEIRA FORTES
33. FRANCISCO ANTONIO DA SILVA
34. ROSELIA SILVA ARAUJO LAGES
35. MARIA ZILDA LEAL BORGES
36. MARIA WILMA BISPO DA SILVA
37. RUIMAR ALVES PEREIRA
38. SOLANGE MARIA DA SILVEIRA CARVALHO RIBEIRO
39. ERINALDA MARIA ALVES DE SOUSA GOMES
40. PATRICIA LEITE RODRIGUES
41. ANTONIA RITA DA SILVA ARAUJO
42. ANA PAULA RIBEIRO DE CASTRO ARAUJO
43. MARIA LAURA DE SOUSA SOARES FERREIRA
44. GUTEMBERG ARAÚJO MAGALHÃES
45. MARCOS ANTONIO GOMES DOS SANTOS
46. IVANILDO RAMOS SOUSA
47. EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
48. FRANSCISCA BANDEIRA DA SILVA
49. MAURICIO BORGES VERAS
50. JOSÉ RODRIGUES DA SILVA
51. KALINA RAQUEL MARQUES RAMEIRO
52. ELEUZA DE ALENCAR OLIVEIRA COSTA
53. SUZANA PEREIRA TORRES
54. ESRASMO RIBEIRO NERES
55. CLAUDIO HENRIQUE DOS SANTOS CHAVES
56. JOSUE ALMEIDA SOUSA
57. VALDEMAR RIBEIRO GONÇALVES
58. MARIA ROSÁRIO OLIVEIRA BONA
59. MARIA LUIZA DE ARAUJO QUARESMA
60. ALBEMERC MOURA DE MORAES
61. FRANCISCO RODRIGUES DO AMARAL NETO
62. MARIA DO ROSARIO DE FATIMA ALCANTARA LIVRAMENTO
63. FERNANDA SILVA VIEIRA
64. MARIA DO PERPETUO SOCORRO LUSTOSA DE ALMEIDA
65. FRANCISCO DAS CHAGAS SANTOS FILHO
66. CARLOS PINTO DE ALMEIDA JÚNIOR
67. JOSETE MACEDO MARQUES DE OLIVEIRA
68. CLINAURA ALVES RODRIGUES
69. TANIA MARIA WAQUIM
70. MARIA EUNICE RODRIGUES DOS SANTOS
71. JOSIMAR DE SOUSA COSTA
72. JOSE CARLOS ARAUJO DA SILVA
73. MARIA DA CRUZ DA SILVA CHAVES
74. AMANDA DE MOURA LEAL
75. MARIA DO CARMO ALVES LIMA
76. JOSÉ WILLIANS DE ARAUJO SILVA
77. MARIA GORETTI DO REGO NERY LEITE
78. ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA PEREIRA
79. MARIA DO LIVRAMENTO DOS SANTOS SOUSA
80. MANOELA FERRAZ MONTEIRO SEGNINI
81. RAIMUNDO GUILHERME PEREIRA BARROS
82. AURIELA DE SOUSA SANTOS
83. RAIMUNDO MORAIS BATISTA
84. ROSA MARIA DA SILVA RODRIGUES
85. SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO PIAUÍ
86. EVANDRO VIANA DE OLIVEIRA
87. MARCUS TOBIAS DUARTE MOURÃO
88. MARILÉA DA SILVA LEAL

Consulta de viabilidade do nome empresarial já pode ser feita pela internet

Já está disponível, a partir desta segunda-feira (9), a consulta de viabilidade de nome empresarial, que permite ao empresário saber se o nome escolhido da empresa está disponível para o registro. A ferramenta pode ser acessada no endereço www.jucepi.pi.gov.br, clicando no banner 'Projeto Integrar'. A consulta permite a pesquisa antecipada sobre a existência ou não de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome desejado pelo empresário. O prazo da resposta é de até dois dias úteis e o nome reservado está sujeito à análise técnica durante a tramitação do processo pela Junta Comercial.

Esse serviço está disponível para todo o Piauí. Por isso, a consulta de viabilidade de nome empresarial deve ser feita, primeiramente, pelo Integrar, antes de dar entrada no processo de constituição da empresa. No caso de empresa a ser aberta em Teresina, o usuário deve solicitar a consulta prévia, pelo Empresa Fácil, somente após o deferimento do Nome Empresarial realizado pela Junta Comercial.

Vice-governadora visita ZPE de Parnaíba; Indústria começa a operar este ano

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), e autoridades da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados visitaram na última sexta-feira (6), a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Parnaíba. Do total de 313,5 hectares, 31,5 hectares já estão concluídos, com infraestrutura de eletrificação industrial, pavimentação asfáltica e redes para abastecimento d’água e esgotamento sanitário. Segundo o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, a primeira indústria da ZPE está em fase final de implantação, com previsão de início das atividades ainda esse ano. 

A secretária executiva do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Thaise Dutra, ressaltou o avanço do projeto das instalações da ZPE de Parnaíba e a relevância dela para o país. "A ZPE de Parnaíba já é um fato concreto. Ela está entre as ZPEs mais avançadas do Brasil e próxima a obter o alfandegamento da Receita Federal. Isso é um passo muito importante no processo de implantação. A atuação do Governo do Estado e da ZPE de Parnaíba é exemplo para vários outros estados", ressaltou, durante visita à ZPE.

Concurso da Guarda Municipal é domingo; 7,5 mil candidatos

A primeira etapa do concurso da Guarda Municipal de Teresina acontece neste domingo (8). Ao todo, 7.569 candidatos disputam 50 vagas - sendo 40 para homens e 10 para mulheres. Cinco destas vagas estão destinadas para portadores de necessidades especiais. As provas serão aplicadas pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), da Universidade Federal do Piauí. São vários os locais de aplicação de prova que podem ser confirmados no site da Copese (www.ufpi.br/copese).

O processo selecionará os 150 primeiros colocados para o curso de aperfeiçoamento. Desses, 50 serão contratados em caráter imediato. O salário é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas. O concurso é composto de cinco etapas: prova escrita, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta social, além do curso de formação. Todas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório. A avaliação da aptidão física será realizada no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, no período de 30 de novembro à 05 de dezembro. A avaliação psicológica será realizada no dia 20 de dezembro. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A função da Guarda Municipal não é a de policiamento ostensivo voltado para a segurança pública, mas sim de segurança patrimonial, além de apoiar a Defesa Civil e trabalhar nas ações de combate às drogas. A Guarda Municipal deverá ter o caráter dinâmico, zonal, armada e estar presente nos espaços públicos.

Sefaz cancela 1.600 cadastros e empresas podem perder mercadorias

A Secretaria da Fazenda do Piauí cancelou as inscrições de aproximadamente 1.600 empresas no Cadastro de Contribuintes do Estado (Cagep). Com a medida, as empresas estão sujeitas à apreensão de mercadorias e documentos fiscais e proibidas de fechar contratos com o governo. O cancelamento do cadastro também torna esses negócios inidônios, impedindo a retirada de empréstimos consignados em documentos fiscais emitidos por essas empresas. A lista com o nome das empresas retiradas do Cagep está publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6).

De acordo com a Sefaz, o cancelamento do cadastro pode ocorrer por prova de infração, fraude, simulação ou irregularidade que constitua crime de sonegação fiscal. O procedimento também é realizado em caso de falência declarada ou irregularidade na documentação - como não exercer as atividades no endereço indicado. 

CDL e SPC promovem palestra sobre vendas em tempo de crise

O consultor e palestrante Fabrício Medeiros, do blog Quebre a Banca, estará em Teresina, no dia 11 de novembro, para ministrar a palestra "Vendas Express - Como vender em tempos de crise". A exposição acontece durante o Seminário do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil 2015, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina em parceria com o SPC. Com mais de 10 anos de experiência na área comercial, Fabrício Medeiros apresentará informações sobre vendas e negociação em cenários adversos.  “O Seminário é destinado aos colaboradores do comércio. É uma oportunidade para atualização dos conhecimentos, sempre importante na busca de melhorias do serviço”, explica o coordenador do evento, Adala Carnib.

O Seminário, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro, também tem como objetivo atualizar a classe lojista sobre os produtos e serviços efetuados pelo Sistema SPC Brasil. Durante a programação, acontecerá a entrega do Troféu Pedro Rocha. A comenda é uma homenagem aos colaboradores do comércio e empresas que mais contribuíram durante todo o ano de 2015 com o maior banco de dados da América Latina, o SPC.

Os interessados já podem realizar a inscrição. Mais informações através do email cdlsecretaria@cdlteresina.com.br ou telefone (86) 3221-3313. Confira a programação:  

10 de novembro

18h30 - Abertura

19h - Entrega do Troféu "Pedro Rocha"

20h - Palestra "Concessão de crédito e fraude"/ Priscila Pardin - SPC Brasil

 
11 de novembro

18h30 - Palestra "Vendas Express - Como vender em tempos de crise"

Fabrício Medeiros

20h30 – Encerramento – Palestra Show / Wladson Sidney

7 erros que podem significar um "não" na hora de pedir aumento

Em tempo de crise, quando a inflação caminha a passos largos, quem está trabalhando tende a ficar de olho numa possibilidade de aumento do salário, para se adequar à nova realidade. De acordo com o diretor de Recursos Humanos João Xavier, existe, sim, uma hora certa para pedir o aumento e o sucesso do pedido depende disso. Veja abaixo 7 erros que pode-se cometer ao pedir um aumento:

1. Não respeitar o momento da empresa - Se o seu empregador está passando por um período de reestruturação, corte de gastos e demissão de funcionários, espere. Pedir um aumento nessas condições pode soar como uma grave falta de sensibilidade sua. Antes de qualquer movimento, é importante avaliar bem a situação da empresa e do seu setor para não receber um "não" óbvio - e ainda por cima se queimar.

2. Acreditar que não tem nada a perder - A lógica de que “quem não arrisca, não petisca” não se aplica nesse caso. Pedir um aumento pode mudar a forma como a empresa enxerga você. Por isso, a conversa com seu chefe deve ser ponderada e transparente. O consultor em negociação Eduardo Ferraz sugere que você só peça aumento se achar que tem 70% de chances de ganhar.

3. Apostar em vitimismo - Emoções não conquistam seu chefe, mas resultados, sim. Portanto, não use como argumento problemas familiares, financeiros ou tempo de casa. Ao expor suas fraquezas como principal motivo para ganhar mais, a empresa pode interpretar como falta de organização, de energia e de motivação. “As companhias aceitam funcionários em momentos difíceis, mas não funcionários fracos. Se você fizer papel de coitado na conversa com o chefe, é mais fácil ser demitido do que ganhar um aumento”, diz Ferraz. Caso você esteja com problemas pessoais e queira que seu chefe e seus colegas saibam, não há problema: vá em frente e fale. Tire um dia de folga, peça para sair um pouco antes, mas não evite usar isso como argumento para falar de salário.

4. Bater o pé - O pedido de aumento é uma negociação que exige parcimônia. Propostas absurdas ofendem a outra parte - e a outra parte, no caso, é o seu chefe. Então, dizem os especialistas, a melhor postura é estar aberto ao diálogo para não fechar portas. É importante não fixar valores, porque, nesses casos, a resposta será sim ou não. Se você for flexível, seu chefe poderá ser também.

5. Exagerar no pedido - Pedir um aumento muito alto é sinal de que alguma coisa está errada. Ou o nível de exigência da sua função cresceu demais, ou você está exagerando na ambição. Ao pedir o dobro do valor, por exemplo, você altera drasticamente o orçamento da equipe e deixa a empresa sem manobra para negociar. Sendo assim, não dê um ultimato no seu chefe. É melhor dar uma estimativa do que deseja - contanto que ela seja realista.

6. Falar sobre vontades - A melhor maneira de pedir um aumento é falar sobre suas contribuições reais para a empresa. De nada adianta citar vontades e boas intenções de maneira abstrata se você não usar fatos para sustentar esses argumentos. De acordo com os especialistas, o que realmente pesa na decisão de aumentar ou não seu salário é a sua produtividade. Portanto, comprove seu bom desempenho: fale sobre projetos que deram certo, contratos de sucessos, clientes satisfeitos e vendas que superaram as metas.

7. Nunca pedir aumento - Se você evitar demais o assunto, dificilmente vai ganhar mais. “Se um funcionário é produtivo, tem méritos pelo aumento e a companhia não está em crise, perde quem não pede”, defende Xavier. Sempre vai surgir algum impasse na empresa, uma alta na inflação ou queda no setor. Então, diz ele, peça com cautela, mas peça.

Brasileiro sem dinheiro: Saques continuam superando depósitos

As retiradas continuam superando os depósitos da poupança. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta sexta-feira (6). Os saques somaram R$ 57,05 bilhões de janeiro a outubro deste ano. No último mês, foram R$ 3,26 bilhões retirados da caderneta - o pior resultado para o período desde 1995, quando foi iniciado o levantamento. Desde janeiro os saques têm superado os depósito de forma consecutiva e o volume total de recursos da poupança recuou de R$ 662,7 bilhões para R$ 644 bilhões do final de 2014 a outubro deste ano.

Prefeitura do PI abre concurso com 129 vagas; Salários de até R$ 2 mil

As inscrições para concurso público da Prefeitura de Buriti dos Lopes (281 km de Teresina) começam na próxima segunda-feira (9). Serão 129 vagas para todos os níveis de ensino. Os salários variam de R$ 788 a R$ 2 mil, com jornadas de 20 a 40 horas/semana. O valor da inscrição é de R$ 50 para nível fundamental; R$ 70 para nível médio e R$ 100 para nível superior. A prova será aplicada dia 10 de janeiro de 2016. 

As vagas oferecidas são para os seguintes cargos:
Agente Operacional de Serviços Educacionais, Motorista D, Enfermeiro, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Médico (pediatra e psiquiatra), Cirurgião Dentista, Bioquímico, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Advogado, Psicólogo, Orientador Social, Fiscal de Obras, Agente Ambiental, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Agente de Endemias, Socorrista, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Tributos e Professor (Polivalência, Português, Matemática, Informática, Ciências, História, Educação Física, Inglês e Educação Física).

Os candidados têm até o dia 2 de dezembro para realizar a inscrição pelo site da organizadora do certame. Clique aqui e veja o edital.

Posts anteriores