Cidadeverde.com
Elvira & Júlia

Coluna 25/08/2009

MESA de honra da abertura do Festival de Teatro de Língua Portuguesa.
 
Lusófano
A SEGUNDA  edição do Festival de Teatro Lusófono - FestLuso acontece durante toda a semana (23 a 29 de agosto), em vários espaços culturais da cidade, como o Theatro 4 de Setembro, Teatro João Paulo II, Teatro Estação, Clube dos Diários e Praça Pedro II. Dentre os espetáculos teatrais: Parem de falar mal da rotina, com Elisa Lucinda; Coração Bazar, com Regina Duarte; A mulher sem pecado, da Oficina de Teatro Procópio Ferreira - PI; O homem ideal, da M'bêu Associação De Cultura Arte e Teatro - Moçambique; Einstein, do Teatro Extremo - Portugal; Um negócio chamado família, do Núcleo de Artes Estrelas no Horizonte - Angola; entre outros.
 
Visitas
O FESTIVAL de Teatro Lusófono - FestLuso traz a cidade grandes nomes do teatro de língua portuguesa, dentre criadores, produtores, práticos e investigadores da área. São profissionais de Moçambique, Angola, Brasil, Portugal e Cabo Verde. A abertura, no Clube dos Diários  (domingo pp) teve muitas presenças ilustres: Washington Soares (titular da CCOM), deputado fede-ral Osmar Jr., Sônia Terra (Fudac), Arimatam Martins, Francisco Pelé, Airton Martins (realizadores do festival).   
WELLINGTON Soares, Cineas Santos e Sônia Terra, na abertura do Festival de Teatro Lusófano.
GALERA de Angola.

 
 
 
Urbanos
ACONTECE hoje, em Recife, o Seminário de Experiências de Desenvolvimento Local em Territórios Urbanos. O evento é uma iniciativa do Instituto Wal-Mart e será realizado na Fundação Joaquim Nabuco, na capital pernambucana. O Piauí estará presente através da gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Estado, Rosa de Viterbo Cunha, e da presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart, Raimunda Teixeira da Silva.
 
Niver
QUEM aniversaria hoje é Gilvana Gayoso, titular da Sasc).Receberá os abraços dos amigos.
 
Solidariedade
MCDIA Feliz 2009, a maior campanha beneficente do país em prol das crianças e adolescentes com câncer, completa 21 anos com a audaciosa meta de arrecadar R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac em todo o país no dia do evento, que esse ano acontece no próximo sábado, dia 29 de agosto. Os teresinenses que adquirirem o tíquete que dá direito ao sanduíche estarão contribuindo com o Lar de Maria, instituição que ampara crianças carentes com câncer.

Destaque
A PALESTRA do prefeito Silvio Mendes sobre "Desafios das cidades brasileiras" foi um dos destaques do Encontro Nacional de Lideranças do PSDB realizado em Aracaju, no Estado de Sergipe. Silvio destacou os novos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE que coloca a cidade de Teresina com exatos 802.325 habitantes, mais de 25% da população do Piauí, estimada em 3.145.325 habitantes. Com base nesses números, o prefeito espera que o Governo Federal reveja e atualize os cálculos das transfe-rências constitucionais de recursos para Teresina.

 
Livro
ACONTECERAM ontem a palestra e o lançamento do filme documentário "Oxalá Cresçam Pitangas", do escritor angolano Ondjaki. Foi na Sala Torquato Neto, do Clube dos Diários. O jovem escritor também fez o lançamento do seu primeiro livro adaptado para o teatro: O morto, os vivos e o peixe frito", às 23h, no Espaço Trilhos.

PREFEITO Silvio Mendes.
 
Nós e Elis
EM plena campanha de captação de patrocinadores e em fase final de composição, com projeto gráfico assinado por Paulo Moura, prefácio a cargo do Secretário de Educação do Estado Antonio José Medeiros e capa do famoso cartunista Chico Caruso, o livro "Memória Teresinense: no Nós e Elis éramos felizes e sabíamos", coleção de crônicas memorialistas de antigos ( e saudosos) freqüentadores do bar, organizada por Joca Oeiras tem lançamento previsto para o dia 5 de novembro de 2009, Dia Nacional da Cultura.
 
Da linguagem
O GRUPO de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE - promoverá o IV Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, no período de 1 a 4 de setembro,com conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho.Participações:Lívia Suassuna(UFPE)Faraco(UFPR) Sírio Possenti (UNICAMP) Angela Kleiman (UNICAMP)Luiz Jobim (UERJ)e Maria Helena Moura Nenes (UNESP)Inscrições até dia 30 de Agosto.
 
Casa da Cultura
DANDO continuidade às comemorações dos 15 anos da Casa da Cultura de Teresina, hoje será realizado mais um show para brindar a data. O espetáculo terá inicio às 19h e contará com músicos que foram beneficiados pela Lei. A. Tito Filho, projeto de incentivo cultural da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
 
O DEPUTADO Fábio Novo e os
rabequeiuros que vão participar do festival
em Bom Jesus, ontem, no lançamento.
 
A ARTISTA  plástica Dora Parentes, ontem, ofereceu almoço para o amigo colunista Cícero Cardoso, no Mondego Restaurante, na orla de Copacabana, Rio de Janeiro.

Nova idade
ANIVERSARIAM hoje: Gilvana Rodrigues Gayoso Freitas, Marcos Chaves, Ismael Bezerra, Luiza Pires Coelho, deputado federal Júlio Cesar, Zezita Soares, Dinavan Fernandes Jr, Maria Tereza Reverdosa Castro Castelo Branco, advogada Marta Cilene Lages, Valderez Aguiar, Socorro Alexandrino e Rita Noel Dias.

Nomes
HOJE, serão batizados novas ruas, avenidas e logradouros públicos. A solenidade,19h, será no JCP.

Stars
NA casa de Moacir e Maria Hilda Monteiro acontece hoje encontro do Clube Teresa Paz - As Estrelas da TV, tendo como destaques: presença de Cristina Miranda, posse de Teresa Brito e homenagem às aniversariantes.

 

 
Anny Stéfany de volta hoje a sua terra natal, após temporada pela Europa com o noivo, o italiano Mário Maggiore.
 
 
 
JOSÉ Fortes e a bela Máurea se preparam para comemorar o primeiro aniversário do filho Gabriel.Será dia 10 de Setembro.

Dona Notícia

O GOVERNADOR Wellington Dias está no Rio, de onde, hoje, irá a Brasília: importantes contatos.
DAS 15 finalistas do Miss Universo 2009 (ganho pela Venezuelana Stefania Fernández) apenas uma (EEUU) era loira.
 
DADO Dolabela, além de lindo, agora é milionário (Fazenda - Record)
 
A NOSSA Laurinha (86cms de altura) deu show no Programa do Jô Soares (Globo).
 
TADEU Moura (TV Cidade Verde) foi dar palestra em encontro do SBT, em São Paulo.
 
GLÁUCIA Vilarinho recebe hoje o Clube do Chá.
 
QUE história é essa de mudarem de Teresa Cristina para Chagas Rodrigues o nome do prédio da Câmara Municipal de Teresina? Não estava tudo aprovado? 
 
ESTA semana, Ludmila Olicar vai se encontrar com as candidatas ao título de Garota Teresina 2009.
 
OS 40 anos da Cláudia Virginia serão festejados com um boteco dia 29, no Sítio Eventos.
 
TERMINAM hoje os festejos de São Luis de França, na Santa Luz(Beneditinos) e começam na quinta os de São Raimundo Nonato, na Lagoa do Piauí.
 
RAQUEL Machado Lopes vai comemorar seus 70 anos de vida, no Ideal Clube de Fortaleza, dia 19 de Setembro.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: