Cidadeverde.com

Nível do rio Longá diminui, mas permanece em cota de alerta em Esperantina

Foto: Kléber Oliveira/Revista AZ 

O nível do rio Longá, localizado na região do município de Esperantina (a 187 km de Teresina) diminuiu nas últimas horas, porém segue acima do nível de alerta e próximo da cota de inundação, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desta terça-feira (21).

De acordo com o boletim do CPRM, no momento a cota atual do rio é de 7,13 m, 27 cm abaixo da cota de inundação, e tem previsão de redução nas próximas 8 horas chegando a valores em torno de 7,07 m, caso não ocorram precipitações significativas na bacia, continuando em cota de alerta.

O rio Longá chegou a atingir a cota de inundação (7,40 m) na manhã de ontem, por volta das 11h e chegou a um máximo de 7,41 m, mas está em processo de recessão.

Já em Barras, o nível do rio Marataoan está na cota 3,97 m e deve ter elevação no nível nas próximas 8 horas, e chegar a 3,98 m, continuando em cota de alerta com 22 cm abaixo da cota de inundação.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,61 m, devendo ter o nível aumentado nas próximas 12 h para valores em torno de 4,79 m, continuando em cota de atenção.

Em Teresina e Timon (MA), o nível atual do rio Parnaíba é de 4,45 m, sendo previsto que chegue, nas próximas 8 horas, em 4,26 m, mantendo-se em condição de normalidade, caso não ocorram grandes volumes precipitados no intervalo da previsão.

Já a cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, no município de Teresina, é de 5,31 m e deverá sofrer elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,70 m, continuando em situação de normalidade.

Em Floriano e Barão de Grajaú (MA), o CPRM informou que não foi possível coletar dados porque a plataforma de coleta está com problemas na transmissão.

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais