Cidadeverde.com

Hospital Estadual Júlio Hartman registra recorde de partos realizados

O Hospital Estadual Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, registrou no mês de setembro um recorde no número de partos realizados. Foram 165 partos, sendo 79 normais e 86 cesáreos. Números superiores aos registrados em junho e agosto, quando foram realizados 141 partos, cada um. Até outubro, o hospital já realizou 1.222 partos.

O número expressivo do procedimento no último mês deve-se, segundo Alípio Sady, diretor geral do HEJH, às melhorias incrementadas pela Secretaria de Estado da Saúde. “O secretário de saúde fez investimentos em pessoal e a gente tem a garantia do serviço porque hoje não tem atraso de salário de profissionais, dois médicos por plantão desde janeiro. Quando tinha só um, o médico ficava impossibilitado de sair do atendimento no pronto socorro para o centro cirúrgico”, disse.

O hospital de Esperantina tornou-se referência, reforça Sady. “A população não procura mais outros lugares, procura direto o Hospital porque tem a garantia de que o centro cirúrgico está funcionando, que tem medicamentos. Quando você melhora na estrutura e organização da saúde, consequentemente você aumenta a demanda para aquele local. A gente diminuiu muito as transferências para Teresina, porque todos os dias da semana a gente tem obstetra, e resolvemos no hospital mesmo”.

Com atendimento prestado a uma população de 112 mil habitantes de municípios da região de Esperantina, o HEJH está sendo qualificado para Rede Cegonha. Programa que implanta novo modelo de atenção ao parto, do nascimento ao ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. “Para isso, teremos adequações na estrutura física do hospital. O projeto já está em fase de planejamento no setor de engenharia da Secretaria de Saúde”, revela Alípio Sady.

Além de ter realizado 1.222 partos, nos dez meses do ano, o Hospital oferece consultas, exames, tratamentos e pequenas cirurgias.

Veja o ranking mensal de partos:

Janeiro – 102

Fevereiro – 77

Março – 130

Abril – 131

Maio – 118

Junho – 141

Julho – 117

Agosto – 141

Setembro – 165

Outubro(até o dia 27) – 100

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais