Cidadeverde.com

Colônia de pescadores de Esperantina promoveu mutirão de limpeza no Rio Longá

Dezenas de pessoas participaram, na manhã deste domingo (04), do mutirão de limpeza promovido pela colonia de pescadores Z37, nas margens do Rio Longá em Esperantina, norte do Piauí. A ação fez parte da campanha “Meu Lindo Longá”, que consiste em várias ações de revitalização, proteção e preservação do rio.

Para a presidente da Colônia Z37, Evellyn Sara, a campanha visa realizar diversas atividades ao longo do ano, dentre elas: mapeamento das nascentes de riachos afluentes, reflorestamento da mata ciliar com plantas nativas (o banco de sementes será construído e coletado pelos próprios pescadores), peixamento do rio com espécies nativas, campanhas e conversas com a comunidade sobre agentes poluidores. “Esta é uma oportunidade de devolvermos o Rio Longá limpo e preservado para a população“, contou.

Munidos de luvas, sacos de lixo e camisetas da campanha, os voluntários recolheram principalmente o lixo pequeno, como garrafas petes, sacos plásticos, vasilhames de plástico e de vidro, sapatos, bolsas, partes de eletroeletrônicos, que representa hoje o maior desafio de coleta em Esperantina. Alguns pescadores usaram canoas para recolher o lixo boiando em meio ao rio.

Cerca de 80 pessoas, entre pescadores associados na colônia e populares participaram do mutirão que recolheu aproximadamente quatro toneladas de lixo. No fim do mutirão, o lixo foi removido por uma equipe de limpeza da prefeitura.

Fonte: revista az