Cidadeverde.com

Silvio, mais firminista que nunca

Foto Roberta Aline / Cidadeverde.com

Silvio Mendes: criando pontos de reaproximação com o prefeito Firmino Filho


Na sexta-feira, um político (atualmente sem mandato) aproximou-se do prefeito Marcos Elvas e comentou uma desconfiança que ganhava corpo em sua mente: a ideia de que o ex-prefeito Silvio Mendes deseja mesmo ser candidato ao Palácio da Cidade, e como candidato a ser apoiado pelo próprio Firminon Filho. Marcos quis saber a razão dessa conclusão do amigo:

— Rapaz, ele anda elogiando o Firmino com uma convicção...!!!

A escolha do candidato do atual grupo à frente da prefeitura de Teresina passa necessariamente pelo aval e o apoio do prefeito Firmino Filho. Lideranças como Ciro Nogueira, o presidente nacional do PP, costumam repetir um velho mantra: “Meu candidato é o candidato do Firmino”. Há a crença de que o apoio de Firmino é fundamental.

Mas há também a crença generalizada de que Sílvio não é o nome que mais embala o coração de Firmino. O dono do coração do prefeito é Charles Silveira, o presidente da Fundação Municipal de Saúde. Mas Firmino sabe separa bem o querer e o dever. E o dever é escolher um candidato que tenha reais chances de vencer a disputa.

Firmino não quer perder o comando da prefeitura de Teresina, mantendo a capital como um importante ponto de partida para uma sonhada candidatura ao Palácio de Karnak. Daí, a escolha será feita com um pouco de coração e muito de razão, desenhada pelas pesquisas de avaliação. É possível que as pesquisas apontem menos riscos com a indicação de Sílvio. E aí o prefeito e o ex-prefeito serão obrigados a se acerta, voltar a ter uma convivência cordial.
 

Sílvio descarta fazer oposição

Nesse esforço de mostrar sintonia com o prefeito e o grupo em torno do atual comando da prefeitura, Sílvio Mendes descartou qualquer possibilidade de passar à oposição. Deixou isso claro ao ser questionado sobre a possibilidade de filiar-se ao MDB. Descartou completamente ir para os que pretendem derrotar o atual grupo à frente da PMT.

Foi uma forma a mais de dizer que está com Firmino, sim. Também é uma forma de dizer para Firmino que está disposto a enfrentar as urnas mais uma vez. Sílvio sabe que pode unir o PSDB como nenhum outro: tem a simpatia aberta de Luciano Nunes e Mardem Menezes, que andaram um tanto distante do atual prefeito.

Tanto aceno é um ótimo negócio para Sílvio, e também para Firmino.