Cidadeverde.com

Piauí lança dia 16 Frente Parlamentar da Agropecuária

O Piauí vai contar, a partir do dia 16 de setembro, com a Frente Parlamentar da Agropecuária. O lançamento faz parte da movimentação nacional dos produtores rurais, que estão criando Frente em todos os estados do país. O evento está programado para a Assembleia Legislativa, e deve contar com parlamentares federais e estaduais, bem como vereadores.

A intenção é assegurar representação legislativa aos que desenvolvem atividades produtivas no campo. “Queremos ter voz para estar presente nos debates quando temas de interesse do setor se colocarem nas mais diversas esferas públicas”, diz Rafael Mascio, diretor da Associação dos Produtores de Soja do Piauí, Aprosoja.

O lançamento da Frente parlamentar será apenas uma das atividades programadas para o dia 16. Na mesma data será apresentada a Carta de Palmas, que é um documento do setor do agronegócio. A Carta é uma tomada de posição dos produtores e faz referência à discussão política do momento, incluindo o que diz respeito à reserva de áreas para preservação ambiental.

Um terceiro ponto do dia traz precisamente um detalhamento sobre essa questão, e diz respeito especificamente ao Piauí: será apresentado o CAR – Cadastro Ambiental Rural, edição Piauí. Esse documento é o resultado de minucioso levantamento feito pelo pesquisador Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial, de Campinas (SP).

O próprio Gustavo estará em Teresina debatendo os resultados do levantamento, que detalha a situação territorial de cada município piauiense, no que diz respeito à utilização de áreas produtivas e as reservas para preservação ambiental.