Cidadeverde.com

Palestrante diz que chegou Era da ‘inteligência espiritual’, inclusive nas empresas

Foto Divulgação / giridhari.com.br

Giridhari Das, ao centro (com a mulher e os dois filhos) e os seus mais recentes livros sobre autoconhecimento


Há 25 anos dedicado ao yoga e ao estudo do auto-conhecimento, o brasileiro Giridhari Das é uma referência mundo afora. Ele ganhou mais projeção com o livro O Caminho 3T (editora Relighare) e faz sucesso com palestras e com dois canais de vídeo na internet. Como palestrantes, fala especialmente para corporações, o mundo empresarial. E nesses encontros vem defendendo que vivemos um tempo da “inteligência espiritual”. “É a inteligência total”, afirmou em uma recente palestra em Goiás, da qual participei. E diz mais: é um conceito que não se limita aos iniciados; é algo plenamente executável.

O conceito de inteligência espiritual seria um terceiro estágio nos estudos sobre a capacidade mental do homem. Primeiro foi o QI (quociente intelectual), que avalia o poder de processamento do córtex; depois, nos anos 1990, surgiu uma nova visão com o QE (quociente emocional, ou inteligência emocional). Agora é a vez do QS (o quociente espiritual, ou inteligência emocional). Ressalta que essa “inteligência total” cabe em todos os campos, do individual ao corporativo, embora seja pautada por um pensamento coletivista, que olha o todo.

Giridhari destaca o que ele chama de “sintomas” que evidenciam a prática da inteligência espiritual. São dez sintomas, desde “praticar o conhecimento profundo” até a “capacidade de colocar as coisas em um contexto mais amplo, passando por uma vida pautada por valores e a capacidade de encarar a adversidade como oportunidade.

Giridhari Das concedeu entrevista ao Acorda Piauí em que fala dos desafios do homem na atualidade, incluindo a preocupação com o planeta e a sobrevivência da raça humana.
 

‘Futuro da Humanidade está no autoconhecimento’, diz

A história de Giridhari Das poderia ser muito diferente. Ele é filho de um dos grandes diplomadas brasileiros, Jorio Dauster, que chegou a ser embaixador em Londres e presidiu o IBC e a Vale. Giridhari nasceu em Praga em 1969, quando o pai estava à frente da embaixada brasileira na capital tcheca. Na certidão de nascimento é Gustavo Dauster e, no diploma universitário, é economista com experiência no mundo executivo. Mas ainda cedo enveredou pela rota do autoconhecimento, aprofundando-se nos textos clássicos do yoga.

Notabilizou-se e ganhou projeção através de livros como Yoga Sutras e O Caminho 3T, que foi publicado primeiro em inglês. Hoje é um palestrante com agenda internacional. Mora em uma ampla área no interior de Goiás, transformada em reserva ambiental. Lá ele mantém um “yoga resort”, onde mora com a mulher galesa Charana Renu Dasi (Rhiannon Dauster) e os filhos Bryn e Macsen. “O futuro da humanidade está no autoconhecimento”, disse ele em entrevista ao Acorda Piauí, da rádio Cidade Verde.

Confira a integrada da entrevista: