Cidadeverde.com

Dois Territórios de Desenvolvimento, 40% do Piauí, não têm UTI

Dois Territórios de Desenvolvimento que correspondem a quase 40% do território do Estado do Piauí têm uma dificuldade especial para enfrentar o coronavírus: a completa ausência de UTIs. Esses dois territórios, o da Chapada das Mangabeiras e do Tabuleiro do Alto Parnaíba, somam uma área de mais de 91.000 km2 e uma população próxima de 300 mil pessoas distribuída em 36 municípios. Prefeitos da região se preocupam com a situação, já que além da ausência de UTI, se deparam com a falta de equipamentos e treinamento de pessoal.

O Território da Chapada das Mangabeiras tem 24 municípios, onde Bom Jesus e Corrente são as cidades de referência. No caso do Tabuleiro do Alto Parnaíba, são outros 12 municípios, com Uruçuí como principal referência. “Há uma preocupação grande dos prefeitos nessa situação da pandemia do coronavírus. As condições disponíveis estão longe de ser adequadas”, diz o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas.

O prefeito dá um exemplo: Bom Jesus recebeu dois kits para exame. “Se tivermos quatro suspeitos, já não teremos como atender a todos”, afirma. Ele cobra ainda a qualificação de pessoal especificamente para essa situação que ele vê como de extrema urgência. Os dois territórios cobrem toda a parte sul do Estado, a partir da linha dos municípios de Guadalupe, Jerumenha (ambos no Alto Parnaíba) e Elizeu Martins (a cidade mais a norte no território da Chapada das Mangabeiras).

A UTI mais próxima é a de Floriano: são 10 unidades de terapia intensiva. Mas, conforme Marcos Elvas, estão sempre lotadas mesmo não havendo situação de emergência.
 

Confira os dois Territórios de Desenvolvimento

Os dois territórios correspondem a dois quintos do Piauí. A área dos dois corresponde ao território de Portugal (92.000 km2) e a três Bélgicas (30.000 km2).
• Chapada das Mangabeiras: Tem uma área de 56.114 km2, segundo a Seplan. A população é de cerca de 200 mil pessoas. É formado por 24 municípios: Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Colônia do Gurguéia, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Eliseu Martins, Gilbués, Júlio Borges, Manoel Emídio, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros.  
• Tabuleiro do Alto Parnaíba: Tem área de 33.550 km2, conforme dados da Seplan. A população é de mais de 80 mil pessoas. É integrado por 12 municípios: Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.