Cidadeverde.com

Prefeitos do Extremo Sul pedem ao governador instalação de UTIs

Prefeitos do Território Chapada das Mangabeiras, que reúne 24 municípios do extremo sul do Estado do Piauí, encaminharam ofício ao governador Wellington Dias cobrando providências para a urgente instalação de UTIs na região. O Território das Mangabeiras e o Território Tabuleiros do Alto Parnaíba, que somam 40% de toda a área do Piauí, não têm uma única UTI. Esse dado é relembrado pelos prefeitos no ofício encaminhado ao Palácio do Karnak.

E dizem no documento: “É sabido por toda a população do extremo sul piauiense e por Vossa Excelência que as demandas mais complexas da área de saúde de nosso território são encaminhadas aos hospitais regionais de Bom Jesus e Corrente, polos de saúde que concentram grande parte do atendimento de média e alta complexidade dos municípios da região”.

Os prefeitos lembram ainda ao governador que o Ministério da Saúde está assegurando os recursos para instalação das UTIs. E acrescentam: “diante da complexidade pandêmica que vivemos, e em razão da ausência de leitos de UTI, seja ela adulto, infantil ou neonatal, em qualquer unidade de saúde dos municípios que compõem o Território Chapada das Mangabeiras, solicitamos de Vossa Excelência, medidas efetivas que criem condições de atendimento à população do Extremo Sul Piauiense, especialmente em relação aos pacientes graves que acorrerão aos hospitais da região, vítimas da Covid-19”.

O ofício é assinado pelos prefeitos de Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Eliseu Martins, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz.