Cidadeverde.com

Wellington enviará à Assembleia pedido para ‘redimensionar’ empréstimos

O governador Wellington Dias (PT) vai encaminhar à Assembleia Legislativa um pedido para redimensionar as operações de créditos (empréstimos) já autorizadas pelo Legislativo, que somam  mais de R$ 3 bilhões. A mensagem visa relacionar novas instituições financeiras na lista de bancos com os quais o governo do Estado poderá formalizar os empréstimos. Além disso, há ainda a intenção de antecipar-se ao chamado “Plano Mansueto”, que prevê medidas de socorro a estados com dificuldades.

O Plano Mansueto faz parte de uma série de ações que vão dar fôlego aos estados, incluindo a flexibilização para a contratação de créditos – isto é, a realização de empréstimos. Segundo entendimento com os governadores, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, quer colocar o Plano em votação o mais rápido possível. A expectativa é que possa ser votado em maio, mas o governo do Piauí quer se antecipar definindo desde já as possibilidades na contratação de novos empréstimos para se valer do Plano no menor tempo possível.

Ainda no ano passado, o governador Wellington  Dias enviou à Assembleia quatro mensagens solicitando a autorização para contratação de créditos. Os empréstimos foram autorizados, incluindo a lista de instituições financeiras com as quais o governo já mantém entendimentos prévios. A nova mensagem amplia essa lista. O argumento do Palácio do Karnak é que essa ampliação vai facilitar a contratação dos empréstimos.

A mensagem deve ser encaminhada ao Legislativo no mais tardar na próxima semana. Mas não há previsão para votação.