Cidadeverde.com

Piauí é 3º estado em consumo de alimentos frescos, diz IBGE

O Piauí é o 3º estado com o maior percentual de domicílios com alimentação fresca, atrás apenas do Maranhão e Tocantins. O dado é do IBGE e faz parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), com dados nacionais agregados divulgados na semana passada. O percentual referente ao Piauí foi disponibilizado nesta terça-feira (07/04) pela unidade do IBGE no Estado. A pesquisa traduz o comportamento regular das famílias, tanto que traz os dados agregados de 2017 e 2018 – portanto, não se refere à situação pontual pós-coronavírus.

De acordo com o levantamento, cerca de metade (49,5%) das calorias consumidas nos domicílios brasileiros é formada por alimentos in natura ou minimamente processados. A pesquisa mostra ainda que 22,3% dos alimentos contém ingredientes culinários processados, 9,8% são alimentos processados e 18,4% de alimentos ultraprocessados. No caso do Piauí, o percentual de calorias totais in atura é bem acima das médias do Brasil (os 49,5%) e do Nordeste (54,5%).

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, aqui no estado os alimentos in natura representam 64,3% das calorias consumidas nos domicílios. Vale comparar a situação geral do Piauí em relação ao Brasil.
                                                     BRASIL          PIAUÍ
• Alimentos in natura                    49,5%          64,3%
• Ingredientes processados         22,3%          21,0%
• Alimentos processados               9,8%            4,1%
• Alimentos ultraprocessados     18,4%          10,5%

Entre os alimentos in natura presentes nos domicílios piauienses, o que tem maior predomínio é o arroz: o consumo per capita é de 42,2 quilos, o dobro da média nacional. Essa média só é superada pela do Maranhão, o que coloca o Piauí em 2º lugar no Nordeste e no Brasil. No caso das hortaliças, o estado é o 2º colocado no Nordeste e o 12º no país. Confira os cinco alimentos mais destacados:
                              NORDESTE         BRASIL
• Arroz                          2º                      2º
• Hortaliças                  2º                    12º
• Frutas                        3º                       9º
• Carnes                       3º                     11º
• Aves                           1º                      4º