Cidadeverde.com

Água Branca lidera incidência e letalidade de coronavírus no Piauí

Água Branca é a cidade com maior índice de incidência do coronavírus no estado do Piauí. É também a que registra o maior percentual de letalidade. Essa constatação é feita a partir da análise do último relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), sobretudo a observação da lista dos municípios com maior número de casos confirmados de Covid-19, a doença resultante da infecção pelo novo coronavírus. Água Branca é a 6ª em números absolutos de pessoas infectadas, mas proporcionalmente é a primeira.

Com uma população de menos de 18 mil habitantes, a cidade do Médio Parnaíba tem mais casos, por exemplo, que Floriano – que conta com cerca de 60 mil habitantes. Ela está atrás apenas de Teresina (1.504 casos, segundo relatório de ontem), Parnaíba (171 casos), Picos (123), Campo Maior (79) e Esperantina (78). O 6º lugar de Água Branca é garantido pelos 47 casos até ontem registrados.

Para medir a incidência da Covid-19 por município, a Sesapi faz uma relação para cada grupo de 10 mil pessoas. Assim, levando em conta a população inferior a 18 mil habitantes, Água Branca apresenta uma proporção de 26,99% casos para cada grupo de 10 mil pessoas. A segunda maior proporção é Esperantina (19,63 por grupo de 10 mil), seguida de Teresina (17,39) e Campo Maior (16,87).

Na lista das seis cidades com mais casos, Picos (15,72) ocupa a 5ª posição por ordem de incidência, seguida de Parnaíba (11,17 casos para cada grupo de 10 mil pessoas).
 

Letalidade é mais de 3 vezes a de Teresina

No número de óbitos resultantes da Covid-19, Água Branca tem o segundo lugar em números absolutos, junto com Parnaíba (ambas com 5 mortes) e atrás apenas de Teresina (45 óbitos). Mas outra vez a cidade do Médio Parnaíba alcança a liderança quando se observa a letalidade – que é o percentual de mortos para o total de casos verificados na cidade. Em um universo de 47 casos registrados, os 5 casos fatais indicam uma letalidade de 10,6%. Esse índice é mais de três vezes a cidade na segunda colocação – Picos, com 3,2%) e também de Teresina (letalidade de 2,99%, proporção das 45 mortes em 1.504 casos totais).

Parnaíba (com 2,92%) tem índice semelhante ao de Teresina. Entre as seis cidades com maior número de infectados pelo novo coronavírus, duas não registram óbitos: Campo maior e Esperantina. Portanto, não apresentam cálculo de letalidade (ver tabela).