Cidadeverde.com

Empresários pedem encontro com Wellington sobre flexibilização

Um grupo de empresários do movimento chamado de “Pela Vida Preciso Trabalhar” solicitou ontem reunião com o governador Wellington Dias. A intenção é discutir o processo de retomada das atividades econômicas no Estado, flexibilizando a quarentena adotada desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. O documento foi assinado por representantes de cinco segmentos distintos: construção civil, salão de beleza e estética, comércio de rua, eventos e comércio de shopping. O grupo afirma que o movimento está “focado na volta ao trabalho de todos os setores econômicos, obedecendo todos os protocolos para prevenção” relacionadas à Covid-19.

Os empresários que assinam o documento elogiam as medidas adotada pelo Estado, creditando a baixa ocorrência da doença à “diligência inicial”. Mas observam que, “chegando a 80 dias de confinamento, nossos negócios agonizam e nossos colaboradores correm o risco de perderem sua fonte de renda”.  E pedem a reabertura das atividades econômicas. “Nossa pretensão não é desqualificar o trabalho do Governo do Estado ou de simplesmente criticar”, diz o documento. Em seguida afirma que os empresários estão dispostos a contribuir “em todos os aspectos” em novas etapas de enfrentamento à pandemia.

O texto diz ainda que o pedido de reabertura é vinculado à adoção de “protocolos para prevenção e combate à Covid-19". Ressaltam, no entanto, a necessidade de retomada das atividades econômicas como fundamental para manter o emprego. O documento é assinado por Socorro Mendes (lojista de shopping), Inácio Pinto (comércio de rua), André Baia (construção civil), Adriana Lobão (salões de beleza e estética), Franklane Pierot (eventos e entretenimento) e Jivago Castro (construção civil).
 

Encontro pode acontecer amanhã

O documento solicitando o encontro com o governador foi entregue ao Secretário de Governo, Osmar Júnior. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, também foi procurado pelo grupo no sentido de fortalecer a aproximação com o governador Wellington Dias. A intenção é levar ao governador informações mais específicas sobre a situação das empresas de alguns setores e encontrar formatos de flexibilização que permita a retomada das atividades econômicas.

A expectativa do grupo é que o encontro possa acontecer hoje ou (mais provavelmente) amanhã.