Cidadeverde.com

Hugo Napoleão e mais 6 ex-ministros discutem educação no Brasil

A educação no Brasil será tema de uma importante live que está programada para esta segunda-feira, reunindo sete ex-ocupantes do MEC. A live terá a participação do piauiense Hugo Napoleão, além dos ex-ministros Cid Gomes, Cristovam Buarque, Ricardo Velez, Renato Janine, José Henrique Paim e Mendonça Filho. O tema central da discussão será “Desafios da Educação no pós-pandemia”, avaliando o contexto do ensino formal em meio às limitações impostas pela Covid-19.

A discussão on-line está marcada para esta segunda-feira às 19 horas, com transmissão pelo Facebook. O debate é uma iniciativa da Coalizão Parlamentar pela Educação – Comex –, que tem entre seus integrantes os deputados João Campos (PSB-PE), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tábata Amaral (PDT-SP). É o sexto debate realizado pela Comex, que acontece em um momento de muitas dúvidas sobre o próprio Ministério da educação, que acaba de ver nomeado seu terceiro titular em menos de um ano e meio.

A intenção do encontro virtual é apontar “caminhos para minimizar os impactos da covid-19 na área educacional, das desigualdades ao déficit de arrecadação, como compensar a perda de metade do ano letivo e as propostas para uma educação mais igualitária e inclusiva no Brasil”, conforme texto de divulgação da própria Comex. Vale lembrar, o piauiense Hugo Napoleão foi ministro da Educação no governo Sarney. À época ele era senador da Repúbliuca mas vinha de um governo no Piauí que teve precisamente a educação como ponto de destaque.

No debate ele se une a ex-ministros de diferentes períodos e de governos com matizes ideológicos bem diversos.
 

Filho de Hugo faz live na mesma hora

Enquanto o ex-ministro Hugo Napoleão estará falando sobre os desafios da Educação no Brasil, seu filho Aloísio Napoleão Neto estará participando de uma outra live. O evento tem a mesma data e horário. Aloísio fará parte do debate sobre “fake News”, em uma live organizada pela Rede Pensa Piauí e integrantes da UFPI. O encontro virtual vai discutir os aspectos históricos das fake News, com olhar mais detido sobre a realidade atual, em que as redes sociais ampliam o alcance desse tipo de informação.

Aloísio Napoleão é advogado e também tem formação em psicologia. Ele vem se destacando nacionalmente pelo debate sobre as fake News, analisando não apenas os aspectos jurídicos mas também variáveis comportamentais que se relacionam ao campo psicológico. Aloísio estará na live em companhia de outros especialistas no assunto, tanto no campo das ciências jurídicas como também nas áreas midiática e política.