Cidadeverde.com

Ministro reúne bancada do Piauí para anunciar duplicação da BR-316

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, vai se reunir na segunda-feira com a bancada federal do Piauí quando deve anunciar a ordem de serviço para duplicação da BR-316, na saída sul de Teresina. O trecho é o que vai da entrada do Rodoanel até a cidade de Demerval Lobão, atendendo a uma antiga reivindicação das lideranças políticas do estado. O trecho que vai da zona urbana da capital à entrada do Rodoanel é de responsabilidade do Governo do Estado, com a execução a cargo do DER.

O encontro (pelo sistema de videoconferência) do ministro com a bancada piauiense está marcado para a tarde de segunda-feira. Foram convidados tanto os representantes na Câmara como no Senado. O anúncio é mais um gesto do governo federal de aproximação com as lideranças do Nordeste e particularmente com as do Piauí, conforme já informado aqui pela coluna. Entre essas ações está a retomada das obras da ferrovia Transnordestina, bem como um programa de perfuração de poços na região do semiárido. A ferroria tem uma extensão de 1.753 km, com 427 no estado do Piauí. Pouco mais de 160 km já estão concluídos no território piauiense e as obras agora se debruçam sobre os outros 260km, empregando 400 trabalhadores. 

A Transnordestina é uma obra de responsabilidade do Ministério da Infraestrutura. Tarcísio Freitas também está à frente do esforço de retomada de outra importante obra para o Nordeste: a transposição das águas do São Francisco, agora na etapa que beneficia parte da Paraíba e do Rio Grande do Norte.