Cidadeverde.com

PT vai colocar Lula nas ruas como mobilização para 2018

O ex-presidente Lula vai cair em campo neste ano de 2017, preocupado com a reaglutinação e revitalização do PT, e de olho na disputa da pelo Palácio do Planalto em 2018. O apelo da volta ao poder no próximo ano é o discurso principal dessa mobilização que pretende reanimar a militância e reaproximar o partido da massa. O tiro de largada na corrida à sucessão de Michel Temer foi dado nesta semana, com o lançamento de um vídeo produzido pelo Instituto Lula.

No vídeo fartamente distribuído através das redes sociais, o líder do PT aparece fazendo academia, como quem se prepara para um novo desafio. O BG musical assinala um “estou voltando” e a assinatura da peça de propaganda não deixa margem a segundas leituras, com um diretíssimo “Lula 2018”.

O deputado estadual Cícero Magalhães acredita que a estratégia é correta porque colocará Lula no lugar onde melhor se sai. “Lula nasceu no meio do povo e é no meio do povo que ele cresce e supera as adversidades”, ressalta. Vale lembrar, Magalhães sequer é integrante da mesma tendência de Lula, dentro do PT. Esse dado só reforça a importância da estratégia que explora o lugar referencial do ex-presidente para o petismo.

A intenção do diretório nacional do PT é fazer uma espécie de Caravana da Cidadania 2.0. Para os que não lembram: a Caravana da Cidadania foi uma ação do PT que levou Lula, em 1992 e 1993, a todos os estados do país, em contato com a cidadania e registrando histórias e chamando atenção para a realidade do “Brasil profundo”. O material seria um dos trunfos da campanha de 1994 – o que acabou não acontecendo: nada pode ser utilizado pois a legislação da época só admitia na propaganda eleitoral imagens feitas em estúdio. Nada de imagem externa.

Agora, o PT quer mesmo é reencontra-se com a cidadania, reforçar a imagem do partido e revitalizar o nome do próprio Lula. Como diz ainda o deputado Magalhães, Lula é naturalmente o aglutinador do petismo. Mas as andanças do ex-presidente também buscam alcançar aqueles sem uma simpatia partidária a priori.

Ou seja: a campanha de 2018 começou pra valer.


Deputado Magalhães: fazendo a caravana particular
 

Magalhães faz caravana particular por diretórios municipais

Ao ser buscado pela coluna, em pleno sábado pela manhã, o deputado Cícero Magalhães foi encontrado em Parnaíba. A cidade do norte do estado é apenas uma das paradas do parlamentar nesses dias, em que está fazendo sua caravana particular, andando em diversos municípios.

Magalhães está mobilizando as bases do PT piauiense com as quais tem afinidade com vistas à eleição dos diretórios municipais do partido em 13 de março. Essa eleição escolherá, além dos dirigentes municipais, os delegados de cada município que 15 dias depois elegerá o presidente estadual do partido. E o deputado trabalha para ter o maior número de gelegados possível. Quer ser decisivo na escolha do novo presidente da sigla no Piauí.