Cidadeverde.com

Rumos da Democracia brasileira serão discutidos em Teresina

A qualidade da democracia brasileira e a trajetória (passado e futuro) do nosso regime democrático serão tema de discussão em Teresina, em evento promovido pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Trata-se do 5º Fórum Brasileiro dos programas de pós-graduação em Ciência Política, que acontecerá na UFPI de 4 a 7 de julho próximo.

O Fórum vem se tornando um importante espaço de discussão dos mais diversos temas relativos à Ciência Política – e, claro, ao fazer político no país –, mas este ano ganha uma atenção a mais, pela escolha do tema central: “Caminhos da Democracia no Brasil”. As diversas crises vividas pelo país – especialmente a grave crise que leva ao questionamento da representação política – torna o tema mais que atua. É uma discussão necessária, imprescindível.

Conforme ressalta a própria ABCP, o Fórum tem como objetivo “trazer para a cidade de Teresina as discussões acadêmicas a respeito do regime democrático brasileiro e sua trajetória político-institucional de consolidação, além de proporcionar para a região um momento de confluências de professores e pesquisadores da área, fomentando o intercâmbio de idéias”. Não é pouca coisa.

O debate sobre a qualidade da Democracia é central em praticamente todo o mundo, especialmente diante de realidades instáveis, desiguais e conflituosas. O exercício do Poder tornou-se cada vez mais complexo e os resultados mais e mais questionados por expressivos segmentos da cidadania.

Esse debate torna-se ainda mais significativo em países como o Brasil, que atravessam uma crise muito própria, com rechaço à política e até à Democracia. As instituições também são colocadas em xeque. E, para espanto de muitos, crescem os que pedem regime que nada tem a ver com Democracia.

É nesse contexto que a ABCP vai realizar seu 5º Fórum reunindo os programas acadêmicos em Ciência Política e trazer a Teresina quem está realmente refletindo sobre esse esse tema tão importante.