Cidadeverde.com

Pesquisa mostra Bolsonaro na frente de Aécio e Alckmin

Saiu a primeira pesquisa do ano, de olho nas eleições presidenciais de 2018. A surpresa nem tão surpreendente assim: o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) já aparece em segundo lugar nas intenções de votos espontâneas, aquelas em que o pesquisador não apresentar nenhum nome. Lula (PT) aparece em primeiro, com 16,6% das intenções, seguido de Bolsonaro, com 6,5%.

O deputado que chegou a festejar torturadores no Congresso deixa para trás nomes como o tucano Aécio Neves (em terceiro, com 2,2%) e Marina Silva, da Rede (quarta, com 1,8%). A pesquisa foi realizada pela CNT-MDA. E o resultado espontâneo é o seguinte:

Lula: 16,6%
Jair Bolsonaro: 6,5%
Aécio Neves: 2,2%
Marina Silva: 1,8%
Michel Temer: 1,1%
Dilma Rousseff: 0,9%
Geraldo Alckmin: 0,7%
Ciro Gomes: 0,4%
Outros: 2,0%
Branco/Nulo: 10,7%
Indecisos: 57,1%

A pesquisa fez ainda seis diferentes cenários. Em um deles Bolsonaro cai para quarto. Em outros fica em terceiro, perdendo para Marina Silva – mas quase empatados. Pode-se dizer que Marina e Aécio, assim como o líder Lula, são favorecidos por serem nomes bem mais conhecidos: Marina já foi candidata à presidência por duas vezes (em ambas ficou em terceiro) e Aécio, uma (ficou em segundo). Nesse item, o representante da direitona tem muito o que andar.

De fato, Bolsonaro fica em empate técnico com Marina Silva e à frente dos dois tucanos que tiveram seus nomes nas silumações, Aécio e Geraldo Alckmin. O deputado alcança nada despresíveis 11,3% das intenções. Veja comparativo com a pesquisa de outubro do ano passado, no cenário em que aparecem os nomes mais badalados (e também Michel Temer, que poderia pelitear a reeleição).