Cidadeverde.com

100 mil teresinenses sofrem de insônia. Uso das redes sociais é problema


Dr. Cícero Alves: insôncia é um problema de saúde pública, que as redes sociais agravam

 

Cerca de 100 mil pessoas na Grande Teresina sofrem de insônia, um problema que tem se agravado com o uso inadequado das redes sociais. Foi o que revelou o Dr. Cícero Alves, especialista em Medicina do sono, que hoje cedo concedeu entrevista ao Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde.

Segundo o especialista, a insônia pode ser considerada hoje um problema de saúde pública, tamanho é seu alcance. Mas adverte em 92% dos casos a insônia é sintoma. Isto é, o indivíduo tem insônia em razão de outros problemas, como depressão, medicamentos ou estresse. Nesse caso, tem que tratar a causa para superar a insônia.

Cícero Alves disse ainda que as redes sociais estão agravando o problema, já que muitas pessoas utilizam esse recurso de forma inadequada. Segundo ele, cada pessoa tem uma relação diferente com o sono. Assim, alguém que dorme 12 horas mal dormidas enfrenta problemas que outro, com seis horas bem dormidas, não enfrenta. Acrescentou que é importante uma quantidade mínima de sono reparador a cada dia. E observou que quem dorme menos de 6 horas por dia tem a tendência a, com o tempo, sofrer problemas cardíacos ou obesidade.

Ouça a entrevista completa do Dr. Cícero Alves no link abaixo.