Cidadeverde.com

VLT de Teresina começa a operar já em 2018, diz Guilhermano


Guilhermano Pires: mudanças no sistema de transporte com a introdução dos VLTs de Teresina


As mudanças no sistema de pré-metrô de Teresina, com o início das operações com Veículos Leves sobre Trilho (VLT) devem ser implantadas já no começo de 2018. A projeção é do secretário estadual de Transporte, Guilhermano Pires, que hoje cedo concedeu entrevista ao Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde.

Na próxima semana, o governo do Estado fará a licitação de R$ 92 milhões para aquisição dos primeiros VLTs, que vão substituir os atuais trens que operam no pré-metrô. Os novos veículos são mais leves, modernos, confortáveis e rápidos, com ganhos imediatos para esse modal do sistema de transporte urbano na capital.

Segundo Guilhermano, a compra dos VLTs se dará por pregão, o que agiliza o processo. Dependendo de quem ganhe a concorrência, os novos veículos podem começar a ser operados já no próximo semestre. A aquisição faz parte da primeira etapa das mudanças no sistema de transporte por trilho, que terá ainda a duplicação da via, a modernização das estações e a construção de uma nova ponte ferroviária sobre o Poti.

A duplicação da via permitirá que os trens possam transitar simultaneamente nos dois sentidos, ampliando o alcance do sistema. Hoje, o metrô de Teresina transporte pouco mais de 5 mil passageiros por mês, o que representa apenas 3%  do que os ônibus transportam.  Com as primeiras mudanças, Guilhermano acha que poderá aumentar esse número para 20 mil. Quando todas as mudanças forem implantadas, pode chegar a 40 mil, ou 20% do que os ônibus transportam.

Ouça a entrevista completa de Guilhermano Pires no link abaixo.