Cidadeverde.com

Informação "sem tabu" é arma contra as drogas, diz especialista

O problema das drogas deve ser enfrentado de maneira nova, e um dos caminhos dessa nova abordagem é discutir abertamente e sem tabus. Quem defende essa mudança de rota é Dandara Tinoco, integrante do Instituto Igarapé, instituição que se destaca na discussão sobre a violência e vem se tornando importante suporte de gestores públicos na adoção de políticas pública relacionadas ao tema.

Dandara concedeu entrevista especial ao jornalista Joelson Giordani, veiculada hoje cedo no Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde. Ela adverte que o enfrentamento das drogas exige cuidados específicos. Um deles é a informação sobre os riscos que ela representa – uma informação que precisa ser feita “sem tabus”.

Na entrevista a Joelson Giordani, Dandara oferece um olhar múltiplo sobre a questão da violência. Cobra políticas públicas “focadas em evidências”. Também diz que construir presídios não é uma solução em si, já que o aumento da população carcerária não está trazendo a redução da violência.

Dandara é otimista. Ela acredita que as autoridades podem reagir às provocações e colocar até meta: redução (em dez asnos) do número de homicídios  em 50% em toda a América Latina

Para ouvir a entrevista completa de Dandara Tinoco, acesswe o arquivo abaixo.