Cidadeverde.com

‘Janot criou impasse entre instituições’, diz Átila


Átila Lira: posse de Raquel Dodge na PGR deve trazer melhor diálogo entre instituições

 

A posse da nova Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, na próxima segunda-feira, deve iniciar uma relação mais harmoniosa entre as instituições. A avaliação é do deputado Átila Lira (PSB-PI), que considera o período de Rodrigo Janot à frente da PGR como uma época de pouco diálogo. “A Raquel Dodge terá diálogo”.

Em entrevista ao Acorda Piauí, hoje cedo na Rádio Cidade Verde, Átila disse que Janot criou uma situação de impasse e de confronto entre as instituições. Mesmo assim, o deputado defende a Operação Lava Jato e entende que seguirá os trâmites normais, independente das mudanças no comando da PGR e também na Polícia Federal.

“As mudanças não alteram em nada. A Operação Lava Jato está consolidada”, ressalta Átila Lira. Mas também avalia que ela se encaminha para o fim, encerrando a fase de investigações e passando para a etapa de julgamentos.

O deputado, no entanto, não deixou de, criticar as investigações e o acordo de delação premiada com o grupo J&F, controlador da JBS. Segundo Átila, além do acordo ser extremamente generoso com os donos do grupo, há um claro envolvimento de pessoas do Ministério Público e até do Judiciário com Joesley e Wersley Batista. Ele considerou esse “um erro grande” por parte do MP.

CPI da JBS é circo?

Átila Lira também falou sobre a reforma política, defendendo o distritão e se posicionando contra a criação de um Fundo Eleitoral. Ele se disse a favor do financiamento das campanhas só por pessoas físicas, nos limites já aprovado em comissão da Câmara: cada cidadão pode doar até 10% de seus ganhos anuais, desde que não passe de dez salários mínimos o valor doado para cargo em disputa.

Também comentou sobre a CPI que pretende investigar as relações da JBS com o governo e particularmente a relação com o BNDES. Teme que a CPI se converta em um “acerto de contas”. E mostra confiança de que tudo não se transforme em um grande circo: “O Congresso não vai permitir”, disse.

Para ouvir a íntegra da entrevista do deputado Átila Lira ao Acorda Piauí, acesse o link abaixo.