Cidadeverde.com

Mudança de projeto político leva à saída de Washington Bonfim


Washington Bonfim: mudança no projeto político de Firmino faz o secretário mudar planos pessoais

 

O secretário de Planejamento Washington Bonfim está mesmo de saída da prefeitura de Teresina, informação que foi confirmada através do próprio prefeito Firmino Filho (PSDB). Firmino diz que ainda vai tentar mudar a decisão de Bonfim. Mas não deve nem tentar, porque o secretário já decidiu cuidar de seu projeto próprio, sem atrelamento ao projeto político de Firmino.

Foi a mudança nos projetos do prefeito que levou Washington Bonfim a decidir pela saída da equipe de Firmino. E o rumo que toma implica em novo endereço. Mas não tem nada a ver com estudos na Espanha, e sim trabalho em São Paulo.

O secretário vinha alimentando projeto político pessoal há algum tempo. Primeiro, na UFPI, onde é professor e sonhou em chegar à Reitoria. Não deu certo. Mas recentemente, abraçou o sonho de um cargo eletivo. Um sonho que logo foi alimentado por Firmino, que chegou a cogitar lançar Bonfim até mesmo para o cargo de prefeito – ou de vice.

Firmino continuou a dar corda a Washington inclusive quando sugeriu que o professor se filiasse ao PP de Ciro Nogueira: num entendimento com o senador, estava desenhado uma provável candidatura do secretário em 2018, possivelmente a uma vaga de deputado federal. Parecia uma bela perspectiva. Mas logo foi frustrada.

O prefeito decidiu que não só Washington se mudaria para o PP. Para lá também iria a primeira-dama Lucy Silveira. Aí Washington percebeu que seu projeto político desenhado por Firmino estava sendo bombardeado: a liderança a representar o grupo do chefe tucano dentro do PP tinha novo nome, o de Lucy. O projeto de Washington acabava de ser enterrado.

 

Projeto pessoal na área técnica

Ao ver que era deixado de lado dentro do projeto de Firmino – do qual não pediu para participar, mas foi chamado –, Washington resolveu retomar os projetos pessoais, na área técnica. E teve a sorte de contar com um convite de uma prestigiada instituição de São Paulo que atua na área de projetos e pesquisas.

Não pensou duas vezes: decidiu aceitar o convite. E agora muda de endereço. Para tanto, já está cuidando de se licenciar da Universidade Federal do Piauí, onde é professor, lotado no CCHL. A mudança deve se materializar até o início do ano.

O novo desafio de Washington Bonfim depende só dele. E não precisará de nenhum aval político para seguir em frente. Bastarão os resultados que conseguir.