Cidadeverde.com

Cláusula de barreira força fusão de partidos, diz vereador


Levino de Jesus: reforma política que cria cláusula de barreira vai levar à fusão de partidos

 

O Brasil deve ver, nos próximos meses, uma onda de fusão partidária, com a união de pequenas siglas. A avaliação é do vereador Levino de Jesus (PRB), atualmente licenciado em razão da nomeação para a presidência da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb).  Ele concedeu entrevista ao Acorda Piauí, hoje cedo, na Rádio Cidade Verde.

A onda de fusões seria, na avaliação de Levino, um desdobramento da aprovação pelo Congresso da cláusula de barreira como condição para que os partidos tenham acesso ao tempo de TV e aos recursos do Fundo Partidário. Ele admite que seu partido, o PRB, já mantém conversações no sentido de compor com siglas de perfil ideológico semelhante. “Em Brasília, já existe diálogo” com outras siglas, revela.

O vereador fez críticas à reforma política no que diz respeito ao fim da coligação proporcional, que vai vigorar a partir de 2020, precisamente nas eleições municipais, quando ele deve buscar a reeleição. O PRB seria um dos partidos a ter problemas para atingir o coeficiente eleitoral.

Levino avalia que esse é um problema para a maior parte das siglas, salvo alguns dos grandes partidos. Ele diz que o sistema político brasileiro está esgotado e que é preciso buscar novos caminhos. Nesse sentido, defende o sistema distrital misto.

 

Revitalização do Centro de Teresina

Na entrevista ao Acorda Piauí, Levino de Jesus falou do trabalho da Eturb no projeto da Prefeitura de Teresina para requalificar e revitalizar o centro da cidade. Segundo afirmou, o esforço visa assegurar um amplo diálogo com a sociedade para que o desenho desse novo centro tenha a voz dos teresinenses.

Reconheceu a complexidade do processo, em razão dos diversos fatores envolvidos nesse trabalho. Levino lembrou que repensar o Centro significa repensar e redimensionar aspectos como o transporte público, a relação da cidadania com o espaço urbano e também a revitalização da área como polo  econômico.

Para ouvir a entrevista completa do vereador Levino de Jesus, acesse o link abaixo.