Cidadeverde.com

Teresinense terá 14 feriados em 2018. Só dois no fim de semana


Comércio Lojista: reclamações contra os muitos feriados que vão criar seis "feriadões" em 2018
 

Para quem fica procurando um feriado para alargar as folgas, o ano de 2018 vai ser especial. São 14 feriados, e apenas dois caem no final de semana. E com um detalhe que torna tudo ainda mais especial: um feriado cai na segunda-feira e outros cinco na sexta-feira, o que significa que serão seis feriadões, aqueles com final de semana alongado.

Mas se os feriados fazem a festa de muitos – em especial dos servidores públicos –, as datas comemorativas causam preocupações no setor produtivo, especialmente os lojistas. Segundo dados do Sindilojas – o sindicato dos lojistas de Teresina –, os dias facultativos geram redução nas vendas. Mais precisamente, uma perda algo em torno de 17% nas vendas, o que implica em faturamento das empresas e retração da economia, com impacto também sobre o nível de emprego.

Dos 14 feriados, nove são feriados nacionais, três são datas comemorativas locais e há ainda o caso de Corpus Christi, que não é oficialmente feriado, mas em todo o país é vivido como se fosse.

Feriados nacionais: 1º de janeiro (Ano Novo), 13 de fevereiro (Carnaval), 30 de março (Paixão de Cristo), 21 de abril (Tiradentes), 1º de Maio (Trabalho), 31 de maio (Corpus Christi), 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (N. S. Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).
Feriados locais: 16 de agosto (Aniversário de Teresina), 19 de outubro (Dia do Piauí) e 8 de dezembro (feriado municipal por N. S. Conceição). 

Alguns feriados vão produzir finais de semana prolongados, chamados de “feriadões”. É o que vai acontecer com primeiro de maio (que cai na segunda) e também com 30 de março, 7 de setembro, 12 e 19 de outubro e 2 de novembro, que caem em uma sexta-feira. Há casos ainda como Carnaval ou Natal, ambos caindo numa terça-feira. Nesse caso eles produzem um super feriadão de 4 dias (caso do Natal) ou até de cinco (caso do Carnaval, que transforma a quarta-feira de Cinzas em uma espécie de ponto facultativo até na iniciativa privada).

Portando, vai ser um bocado de dias de folga. Motivo de festa para a maioria. E de preocupação para a economia.

Confira os feriados, a razão da comemoração e efeito que vão produzir no ano de 2018.

  MÊS DIA MOTIVO DIA DA SEMANA EFEITO
Janeiro Ano Novo Segunda-feira 3 dias de feriadão
2 Fevereiro 13 Carnaval Terça-feira 4 dias de feriadão
3 Março 30 Paixão de Cristo Sexta-feira 3 dias de feriadão
4 Abril 21 Tiradentes Sábado Pouco efeito
5 Maio Dia do Trabalho Terça-feira Segunda-feira imprensada
6 Maio 31 Corpus Christi Quinta-feira Sexta-feira imprensada
7 Agosto 16 Dia de Teresina Quinta-feira Sexta-feira imprensada
8 Setembro 7 Independência Sexta-feira 3 dias de feriadão
9 Outubro 12 N. S. Aparecida Sexta-feira 3 dias de feriadão
10 Outubro 19 Dia do Piauí Sexta-feira 3 dias de feriadão
11 Novembro 2 Finados Sexta-feira 3 dias de feriadão
12 Novembro 15 República Quinta-feira Sexta-feira imprensada
13 Dezembro 8 N. S. Conceição Sábado Pouco efeito
14 Dezembro 25 Natal Terça-feira 4 dias de feriadão