Cidadeverde.com

Themístocles vai a Temer para fortalecer Legislativo


Deputado Themístocles Filho: audiência com Michel Temer para pedir o fortalecimento do Legislativo e obras para a BR-222

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), vai liderar um movimento visando assegurar a aprovação no Congresso de uma proposta de emenda constitucional, PEC, que visa fortalecer os legislativos estaduais. Essa liderança tem tudo a ver com a relação direta de Themístocles com o presidente da República, Michel Temer.

No início da semana, Themístocles ligou para Temer. E pediu uma audiência. “É quando você quiser” – respondeu o presidente da República. A data ainda não foi marcada, mas vai acontecer antes da retomada dos trabalhos no Congresso. A indefinição está ligada ao propósito do encontro, já que o deputado piauiense vai levar junto os presidentes de todas as Assembleias do Nordeste.

A PEC pretende assegurar maior autonomia aos legislativos estaduais. De certo modo, pretende estabelecer um certo padrão de competências das Assembleias, já que hoje há diferenças nas atribuições, conforme o Estado. O problema é que muitas vezes essas competências são questionadas. A PEC acabaria com essa insegurança.

Na audiência com o presidente Michel Temer, Themístocles que pedir o apoio do presidente à proposta. O argumento do deputado para recorrer ao chefe do Executivo visando fortalecer os Legislativos estaduais é que Temer tem forte influência no Congresso. Além disso, ele é visto como um defensor do papel autônomo do legislativo, em qualquer nível.
 

Só uma reivindicação particular: a BR-222

Na audiência com o presidente Michel Temer, o deputado Themístocles Filho não quer misturar assuntos. O foco é a defesa dos legislativos estaduais. Mas haverá uma exceção: o representante do Piauí vai levar uma veivindicação particular do Piauí, e muito ligada ao próprio Themístocles. No caso, a BR-222.

Segundo o deputado, ele vai levar ao presidente o pedido para concretização de uma nova etapa de obras na BR que liga a região Norte do Piauí ao Maranhão, com travessia do Parnaíba na altura de Luzilândia. Para Themístocles, essa rodovia é fundamental para o fortalecimento econômico e social da região. Além disso, Temer já fez um compromisso com o deputado para realizar esse sonho.