Cidadeverde.com

A felicidade está lá para o pólo Norte: Brasil é 28º em ranking

No filme “Onde está a felicidade?” (direção de Carlos Alberto Ricceli), a personagem vivida por Bruna Lombardi vive frustrações no relacionamento e termina saindo de São Paulo em busca da felicidade. Depois de peregrinar pela Espanha e fazer todo o Caminho de Santiago, vem a iluminação: a felicidade existe, e com endereço preçido – a Serra da Capivara, no sertão piauiense.

Relatório das Nações Unidas decreta: isso é ficção. Porque o endereço da felicidade está muito longe dos trópicos, habitando mais as altas latitudes e as baixas temperaturas.

A cada ano, a ONU divulga o chamado “ranking da felicidade”. E acaba de sair a última medição. Está lá: a felicidade não mora aqui, ou pelo menos não mora na intensidade apregoada por muitos brasileiros. De acordo a ONU, o Brasil é apenas o 28º colocado no ranking da felicidade.

O ranking não se resume a uma pergunta do tipo “você se sente uma pessoa feliz?”. Vai mais além. Procura saber o nível de contentamento do cidadão a respeito de necessidades consideradas essenciais: saúde, educação, segurança etc. E a resposta mostra que o Brasil segue numa faixa com pontuação razoável, mas longe do pódio: o 28º lugar. Não é um descalabro, em uma lista com 156 países. Mas derruba o mito do Brasil como terra da felicidade.

Os dez primeiros colocados deste ano são os mesmos dez da edição anterior, com a Finlândia encabeçando a lista. Seis dos dez países mais felizes estão ali perto do pólo Norte – vale lembrar, é lá a terra onde mora o Papai Noel. De países ao redor do polo Norte, estão Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia Canadá e Suécia. Dois outros estão lá na parte de baixo do planeta, também em temperaturas frias: Nova Zelândia e Austrália. E Suíça (bem fria) e Holanda (nem tanto) completam o top ten.


Brasil é só o 4º na América Latina

Mesmo na América Latina, o Brasil não deslancha. Com uma nota de 6,419 (em uma estala até 10), o país é apenas o quarto mais feliz da região, atrás da Costa Rica (13º lugar no ranking), México (24º) e Chile (25º).

Se quiser uma “vitória moral” contra los hermanos, pelo menos pode dizer que está uma posição à frente da Argentina. Aqui na América Latina, o Uruguai é 31º e a Colômbia vem em 37º. Depois vêm El Salvador (posição número 40), Nicarágua (41), Equador (48), Bolívia (62), Paraguai (64), Peru (65) e Honduras (72).
 

Ranking da Felicidade - 10 primeiros colocados

Posição País Pontuação
Finlândia 7.632
2°  Noruega 7.594
3°  Dinamarca 7.555
4°  Islândia 7.495
5°  Suíça 7.487
6°  Holanda 7.441
7°  Canadá 7.328
8°  Nova Zelândia 7.324
9°  Suécia 7.314
10°  Austrália 7.272
28°  BRASIL 6.419