Cidadeverde.com

Fabio Abreu entra no PR e mais 11 devem mudar de partido


Deputado Fábio Abreu: busca da reeleição para a Câmara será agora como filiado ao PR

 

O secretário de Segurança, deputado Fábio Abreu, assina hoje a ficha de filiação ao PR, pelo qual vai disputar a reeleição em outubro. É uma mudança há muito cantada e que deve marcar uma espécie de debandada do PTB, partido que muda de comando em abril, quando recebe a filiação do ex-senador João Vicente Claudino.

Além de Fábio Abreu, mais 11 políticos com mandato ou na suplência de cadeiras legislativas trocam de sigla até seis de abril. A eles se somam três filiações verificadas desde o início da janela partidária, iniciada em sete de março: o deputado federal Heráclito Fortes, que era do PSB e ingressou no DEM; o deputado estadual Dr. Pessoa, que desligou-se do PSD para comandar o Solidariedade no estado; e o deputado estadual Robert Rios, que deixou o PDT para seguir Heráclito no DEM.

As mudanças continuam amanhã, com o ingresso no MDB da deputada Lisieux Coelho (que deixa o PTB) e Ismar Marques (que abandona o PSB). Na segunda-feira, outra chuva de filiações, desta vez ao PTC: Antonio Felix (que sai do PSD), Henrique Rebelo (PT), Tererê (PSDB) e Francis Lopes (PRP).

A reta final do prazo de filiação quarda algum suspense, relacionados ao PSB e, principalmente ao PTB. Zé Hamilton já deixou claro que deixa a sigla trabalhista, devendo seguir mesmo para o PP. Já Nerinho também deixa o partido, mas com o provável destino do PDT. No caso de Janaína, um suspense a mais: ela tanto pode ficar no PTB como seguir para outra sigla. Depende de conversa com o ex-senador João Vicente, com quem sempre manteve relação muito próxima.

O deputado Wilson Brandão não fica no PSB: ele passa para o bloco governista, mas não está fechado o destino. O mais provável é que seja mesmo o PP de Ciro Nogueira, de quem é aliado em Pedro II e outras cidades do interior.

No prazo final para as mudanças, João Vicente se filia ao PTB. O festival de filiações vai ser recheado ainda com nomes não tão badalados, mas nem por isso menos importantes no processo eleitoral.

Confira o cronograma das mudanças de siglas nessa janela de filiações:

DEPUTADO DATA SAI DE  VAI PARA
Heráclito Fortes 08/03   PSB DEM
Dr. Pessoa 21/03 PSD SD
Robert Rios 21/03 PDT DEM
Fábio Abreu 22/03 PTB PR
Lisieux Coelho 23/03 PTB MDB
Ismar Marques 23/03 PSB MDB
Antonio Felix 26/03 PSD PTC
Henrique Rebelo 26/03 PT PTC
Francis Lopes 26/03 PRP PTC
Tererê 26/03 PSDB PTC
João Vicente Claudino 06/04 Sem Partido PTB
Wilson Brandão 06/04 PSB PP
Zé Hamilton 06/04 PTB PP
Janaína Marques 06/04 PTB - ? -
Nerinho 06/04 PTB PDT