Cidadeverde.com

Zé Hamilton deixa PTB mas destino pode ser PTC

Zé Hamilton: de saída do PTB, deputado pode seguir para o PTC e não mais para o PP  (FOTO: ALEPI/Divulgação)

 

O deputado Zé Hamilton, que está deixando o PTB, pode ter um destino partidário distinto do que vem sendo badalado há algumas semanas. Ao invés do PP, Zé Hamilton pode desembarcar em outra sigla governista onde teria maior competitividade. E uma das alternativas baralhadas pelo ex-prefeito de Parnaíba é o PTC.

A saída do PTB é certa: Zé Hamilton mantém uma estreita relação com o governo e não quer permanecer em uma sigla que pode acabar no lado da oposição. O rumo final do PTB deve ficar a critério do ex-senador João Vicente Claudino, que se filia à sigla trabalhista no dia 6 de abril. Desembarca com carta branca e com direito a formar uma comissão provisória que vai comandar o partido conforme o que JVC bem desejar.

Dessa forma, o PTB pode seguir para a oposição ao governo de Wellington Dias (PT). Daí a decisão de Zé Hamilton de mudar de partido.

Até então, cogitava-se como certa a ida de Zé Hamilton para o PP de Ciro Nogueira. Mas o cálculo de viabilidade política pode levar o ex-prefeito para uma outra sigla, em especial uma das que devem formar a chamada “Chapinha”. Como o PP tende a ficar em uma aliança proporcional com grandes partidos, Zé Hamilton precisaria de uma votação superior a 25 mil votos para garantir cadeira na Assembleia.

No caso de ingressar em um partido da Chapinha, a viabilidade eleitoral pode ser alcançada ao redor de 20 mil votos. Dentro dos partidos da Chapinha, a sigla que mais atrai o deputado petebista é o PTC de Evaldo Gomes.

Até o início da próxima semana, Zé Hamilton tomará uma decisão a respeito do rumo partidário que seguirá. Para isso, manterá conversações com o governador Wellington Dias, com o senador Ciro Nogueira e, se for o caso, com o presidente estadual do PTC, deputtado Evaldo Gomes. Evaldo é precisamente o principal articulador da Chapinha, que tem a meta de eleger acima de três deputados estaduais e também disputar vaga na Câmara dos Depyutados.