Cidadeverde.com

A pedido de Alckmin, senador vê situação do PSDB do Piauí. E não gosta

Senador Roberto Rocha: a pedido de Geraldo Alckmin, faz diagnóstico preocupante sobre PSDB do Piauí

 

O senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, esteve no final de semana em Teresina, Veio em missão, a pedido do presidente nacional do partido, o presidenciável tucano Geraldo Alckmin. A missão era saber o que acontece com o PSDB do Piauí, diante das informações preocupantes que chegavam ao staff de Alckmin. Roberto Rocha falou com muita gente. E levou um quadro que não é para festejar.

Nos contatos no Piauí, Roberto Rocha conversou com muita gente, inclusive interlocutores de fora do PSDB, como o ex-senador João Vicente Claudino, prestes a ingressar no PTB. Também esteve com o prefeito Firmino Filho e parlamentares tucanos. O que mais preocupou Rocha foi a posição distante de Firmino, que desenhou um quadro desanimador e de pouco envolvimento. Na fala de Firmino, o senador escutou um discurso quase de elogio ao Karnak.

Roberto Rocha não conseguiu entender, por exemplo, a filiação da mulher de Firmino Filho ao PP, por onde vai disputar uma vaga na Assembleia. Também ficou preocupado com a saída de ninguém menos que o presidente do partido, o deputado Firmino Paulo, sobrinho do prefeito.

O levantamento feito no Piauí está sendo repetido em vários estados, como parte do diagnóstico geral que o staff de Alckmin realiza antes dele sair do governo do Estado de São Paulo para disputar a presidência da República. Esse diagnóstico vai definir, entre outras coisas, a própria agenda de Alckmin a partir de 7 de abril: a tendência é que o presidenciável tucano visite em primeiro lugar os estados onde a campanha não enfrente dificuldades.

Ainda assim, Roberto Rocha levou no diagnóstico uma anotação importante: a necessidade do partido, a parir da direção nacional, fortalecer a pré-candidatura de Luciano Nunes ao governo do Estado. Depois das conversas que manteve, o senador levou a crença de que o nome de Luciano reúne grande capacidade de agregar e crescer.