Cidadeverde.com

Muito depois do TheAmo, ‘São Paulo é tudo de bom’



No alto, a escultura-símbolo de São Paulo, que chega seis anos depois do TheAmo, declaração de amor a Teresina

 

A cidade de São Paulo festejou, ontem, um feito: a inauguração de sua primeira “escultura-símbolo”. Trata-se de um letreiro gigante com o nome da cidade e um quadrado com uma espécie de slogan: “São Paulo é tudo de bom”. De fato, a maior cidade faz agora o que Teresina já tem desde 2012, com o TheAmo.

A escultura-símbolo paulista fica na São Paulo Expo, principal destino de eventos da América Latina. A inauguração da marca foi festejada como novo destino turístico paulistano, com destaque para os números do display: 10 metros de cumprimento e 1,6 metro de altura. A “novidade” foi associada ao “LOVE” de Nova Iorque e ao holandês “I Amsterdam”.

Teresina tem número melhores. Além de contar com sua própria “escultura-símbolo” desde 2012, é mais bonita, no recurso simbólico do “The” de “Theresina” e no jogo de cores que se vale do vermelho que remete ao amor e do amarelo forte bem próprio do por do sol teresinense. Também é maior: são 14 metros de cumprimento com 2,1 metros de altura.

Além disso, o TheAmo caiu nas graças dos que aqui vivem e também dos que visitam a cidade.

Quando foi lançado em 2012 pelo governo do Estado, eram três TheAmo, todos em madeira pintados com tinta óleo. Essas esculturas estavam na Praça do Liceu, no adro da Igreja São Benedito e balão do São Cristovão. Foi uma festa, todo mundo tirando foto e vestindo a camisa.

Depois foi feito um painel definitivo, em metalon, que está na Nova Potycabana desde 2013. O painel concentra a maioria dos registros fotográficos feitos pelos usuários do parque. Também é usado para ilustrar as situações mais diversas, desde convites de formatura até noivos que assinalam o enlace com fotos em cenários marcantes da cidade, o The Amo entre eles..
 

Escultura copiada em outras cidades

Mas não é só São Paulo que segue o rastro de Teresina. Logo depois do TheAmo, diversas esculturas-símbolo surgiram Brasil afora.Isso foi facilitado pela ampla visibilidade conseguida pela marca criada para Teresina na mídia nacional.

Capitais como Brasília e Aracaju também fizeram suas esculturas buscando uma ligação mais emocional com a cidade. No Piauí, temos esculturas semelhantes em cidades como Parnaíba, Picos e Oeiras.