Cidadeverde.com

Possível saída de Silas surpreende Podemos

Álvaro Dias e Silas Freire, em recente visita do senador ao Piauí: aliança pode acabar se deputado deicidir sair do Podemos

 

A direção nacional do Podemos e particularmente o staff do senador Álvaro Dias ficaram surpresos com a informação de que o deputado Silas Freire pode deixar a sigla e assinar ficha de filiação ao PRB. As conversações entre Silas e o PRB foram adiantadas aqui pela coluna, ontem. Mesmo que o deputado ainda não tenha decido se muda ou fica no Podemos, a notícia caiu como uma bomba na direção do partido.

Vale lembrar, Silas disputou a eleição de 2014 pelo PR. Mas, após desentendimentos com a direção local, terminou saindo do partido e, ainda no ano passado, foi acolhido pelo Podemos. Como membro do novo partido, ciceroneou o presidenciável do Podemos, senador Álvaro Dias, em sua visita ao Piauí.

Mas o convite do PRB balançou Silas. O partido tem no Piauí um deputado estadual (Gessivaldo Isaias) e um vereador na capital (Levino de Jesus), além do suporte da Igreja Universal. Estar no PRB pode significar maior suporte político e mais votos. No caso do Podemos, Silas está praticamente sozinho.
 

Deputado poderá controlar Fundo Eleitoral

Outro fator que pode influir na decisão de Silas Freire de mudar-se para o PRB é a possibilidade de administrar a fatia do Fundo Eleitoral que couber à sigla no Estado. Esse tipo de autonomia tinha sido negociado entre a direção nacional e o deputado Rodrigo Martins, que esteve a ponto de deixar o PSB.

Silas também teria a fatia do Fundo Eleitoral que coubesse ao Podemos no Piauí. Mas o PRB tem maior presença no Congresso e, assim, o direito a mais recursos.