Cidadeverde.com

Dona da Camilo Filho compra a Somos, antiga Abril Educação

A Kroton, maior grupo de educação superior do país, acaba de anunciar a compra da Somos Educação, antiga Abril educação. A Somos tem grande presença no segmento de educação básica, apontando a determinação da Kroton de se fortalecer também nesse setor: em menos de um mês, é a segunda aquisição que faz no ensino básico; a primeira foi o grupo Leonardo da Vinci, de Brasília.

A Kroton é um grupo controlado por fundos de pensão, assim como a própria Somos. O grupo tem forte presença no ensino superior, controlando marcas como Pitágoras, Unopar, Fama, Fais e Unic. Desde dezembro, é dona do Instituto Camilo Filho, em Teresina. A aquisição da Somos foi feita por R$ 4,6 bilhões, mas que ainda precisará passar pelo CADE, diante da alta concentração do setor com a junção das duas empresas.

Com a compra a Somos, o grupo acrescenta ao seu portfólio marcas conhecidas no segmento de educação básica, como Anglo, SER, GEO, Farias Brito, Sigma e as escolas de línguas Red Ballon e Wise Up.
 

No Piauí, agressividade e dúvidas

A aquisição do Instituto Camilo Filho pelo grupo Kroton trouxe uma nova dinâmica à faculdade, sem deixar de alimentar dúvidas quanto ao futuro da empresa. De um lado, há questionamentos quanto à metodologia – com amplo espaço para o ensino à distância. Essa mudança de foco deve gerar alterações substantivas no corpo docente, esperadas para as próximas semanas.

Por outro lado, a empresa já mostra a determinação de ampliar sua ação para as principais cidades do interior. Essa ampliação deve se dá tanto no segmento de ensino superior como também no ensino básico.