Cidadeverde.com

Alckmin chega tentando afinar discurso para o Nordeste

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Atualizada às 16h20

Pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin chegou à sede do partido em Teresina às 16h, acompanhado do prefeito Firmino Filho, do deputado Luciano Nunes e do presidente do PSDB Marcos Elvas. Neste momento, ele está dando entrevista coletiva aos jornalistas.

A intenção é dar fôlego à campanha, que ainda não deslanchou, inclusive por conta de divisões na sua base em São Paulo. Em Teresina, Alckmin deve tentar afinar o discurso que pretende apresentar ao Nordeste, região considerada crucial para o êxito tucano.

O Nordeste teve papel crucial na segunda eleição de Lula e nas duas vitórias de Dilma Rousseff. Ao mesmo tempo, foi o calvário do PSDB. Alckmin busca uma aproximação maior com a região e tenta encontrar o tom devido no discurso, em termos de forma e conteúdo. A polidez e suavidade do médico paulista não empolgam por aqui. Tampouco o discurso com viés marcadamente técnico.

Internamente, o partido tem discutido temas que considera fundamentais para o país. Educação e desenvolvimento são particularmente destacados para a transformação do Nordeste, além do problema da segurança – um tema sob medida para qualquer estado ou região do país. O problema é que educação, apesar de básico, não gera encanto popular em uma região onde a maior parte dos pais fica feliz se os filhos têm aula e merenda, sem maiores considerações sobre a qualidade do ensino.

Diante disso, é provável que Alckmin não deixe de lado a educação – que enfatiza a formação técnica para o mercado de trabalho. Mas é mais provável ainda que enfatize a preocupação com o fortalecimento econômico da região, com foco no desenvolvimento regional que pode gerar emprego e transforma a vida das pessoas. Exatamente por isso terá um encontro com os empresários, na FIEPI, já que o tucano pretende ver o empenho dos investidores por um novo perfil econômico e social no Nordeste.

No papel, as preocupações de Alckmin parecem bem desenhadas. Mas o tucanato sabe que precisa encantar a partir da forma, do jeito de dialogar com o eleitor nordestino. O tucano é visto como monocórdio, que não empolga e nem gera envolvimento. Para encantar o eleitor nordestino tão agradecido aos programas sociais tipo Bolsa Família, a tarefa tem que envolver muito mais que propostas bem escritas.
 

Encontro com Ciro Nogueira

Na programação que cumprirá em Teresina, Geraldo Alckmin incluiu um encontro com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressista. Alckmin vislumbra o apoio do PP como passo fundamental para ganhar musculatura política e eleitoral. O encontro será encaixado na agenda apertada.

O tucano chega a Teresina pouco antes de 16. Do aeroporto segue para a sede do PSDB, onde concede uma entrevista à imprensa. Em seguida, ainda na sede do partido, tem reunião com os segmentos do PSDB – representantes de LGBT, negros, mulheres, movimentos culturais, movimentos de bairros etc. Daí seguirá para palestra na FIEPI. De lá vai para o encontro com Ciro e, depois, para um jantar com aliados.

Na madrugada, Alckmin estará voando para um novo destino.

Programação em Teresina

16h – Coletiva de Imprensa seguida de reunião com o PSDB
Local: Sede do PSDB, R. Mato Grosso, 230

18h – Encontro com Empresários da Indústria e do Comércio 
Local: Sede da FIEPI - Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Ed. José de Moraes Correia, R. Riachuelo, 455, Centro