Cidadeverde.com

Para o Senado, Wilson, Frank e Ciro descolam. Robert cresce

Com um alto índice de indecisos, a disputa pelas duas vagas de senador do Piauí ainda está aberta. Mas a pesquisa Cidade Verde/Opinar, divulgada pelo Grupo Cidade Verde, mostra que três candidatos se descolam em um bloco no alto das intenções de voto. Mostra ainda um importante crescimento de um quarto candidato.

A tabela no final do post deixa evidente: os que se descolam são Wilson Martins (PSB), Frank Aguiar (PRB) e Ciro Nogueira (PP). O que cresce de modo significativo é Robert Rios (DEM), que não perde de vista o pelotão da frente. Wilson lidera com 22,1%, colocando pouco mais de seis pontos de vantagem para o segundo colocado, Frank Aguiar, que alcança 16% das intenções de voto. Ciro Nogueira está em terceiro, com 13,4% das citações na pesquisa do Instituto Opinar. Robert Rios registra um índice de 9,5% .

Candidato que o governador Wellington Dias tirou do bolso, o deputado Marcelo Castro aparece em quinto, com 7,2%. Consegue melhor desempenho que Regina Souza na pesquisa anterior (5,8%), mas muito distante do primeiro time.

Os números mostram uma tendência. Mas o percentual de eleitores sem opção ainda é muito grande, o que deixa muita coisa no ar. A pesquisa tem um somatório de 200%, já que cada entrevistado é solicitado a apresentar duas opções para o Senado. No primeiro voto, os indecisos somam 32,62%, índice que chega a 49,17% na segunda opção. Os que dizem não votar em nenhum ou pretendem votar nulo ou branco são 17,65% no primeiro voto e chegam a 21,63%, no segundo voto.
 

Oposição tem 3 dos 4 primeiros

Na disputa pelo Karnak, o governo lidera com Wellington Dias. Mas na corrida pelas duas vagas no Senado, quem está melhor é a oposição. Dos quatro primeiros colocados, três – Wilson, Frank Aguiar e Robert – são da oposição. Quem vai salvando a alma do governo é Ciro Nogueira, que está no bloco de frente, em terceiro lugar.

Ao lançar Marcelo para o Senado, Wellington argumentou que precisava de um nome com mais forte apelo. Esse apelo ainda não se materializou em ressonância popular. Marcelo consegue ter melhor desempenho que Regina. Mas tem menos da metade das intenções de voto do segundo colocado e apenas um terço do líder da pesquisa.
 

Ciro tem trunfo do poder de fogo

Ciro Nogueira está em terceiro, mas os assessores do senador não devem estar se lastimando. Ele se mantém no bloco da frente e tem um potencial que talvez nenhum outro consiga somar: conta com importante estrutura, está no palanque do líder da corrida para o Karnak e ainda tem a preferência da maior parte das lideranças locais, sobretudo prefeitos.

Resta saber se toda essa artilharia conseguirá se materializar em voto.