Cidadeverde.com

Na hora da ‘rapa do tacho’, Themístocles vai a Temer

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB) vai inaugurar na terça-feira a operação “rapa tacho”, aquela quando os políticos tentam aproveitar a proximidade do fim de ano para conseguirem algum recurso extra para suas bases. Themístocles terá audiência com o presidente Michel Temer, de quem é amigo de longas datas. 

Themístocles vai à audiência acompanhado do filho Marco Aurélio Sampaio (MDB), que acaba de ser eleito deputado federal. Uma estreia e tanto: no Palácio do Planalto, ainda que falando com um presidente em fim de mandato e com aprovação pelo chão. Mas se o fato de ser fim de mandato é uma desvantagem para Marco Aurélio, é sim uma vantagem para Themístocles.

O presidente da Assembleia vai levar debaixo do braço reivindicações. Entre elas, claro, a conclusão do asfaltamento da BR 222, uma velha debanda da região Norte do estado que o deputado tomou como causa própria. Também vai levar ao presidente outras quatro reivindicações, relacionadas a infraestrutura e educação – no caso, a expansão do Campus da Universidade do Delta para Esperantina.

O cálculo de Themístocles é que não adianta levar 10 ou 20 cobranças para uma audiência desse tipo. É tanta coisa que não sai nada. Daí, diz, tem que levar um número factível – e ele chegará com seus cinco pedidos em uma pasta com os detalhes de cada um: custo, ministério a que está vinculado a ação, tempo de realização, estágio e procedimento que falta para tudo se concretizar.

Dessa forma, quer tirar um pouco da rapa do tacho de Temer, um tacho que já não anda tão farto. E que tende a ficar mais limpo nos próximos três meses porque não é apenas fim de ano. É fim de mandato.



Marco Aurelio Sampaio: recém-eleito deputado federal, estreia em Brasília em audiência com o presidente da República
 

Marco Aurélio vai priorizar esporte e qualificação jovem

A ênfase em projetos educacionais que Themístocles Filho dará na audiência com o presidente Michel Temer não será apenas por desejo próprio. Será também por uma das prioridades que o recém-eleito deputado Marco Aurélio Sampaio quer imprimir em seu mandato. Marco Aurélio tem algumas linhas de atuação projetadas, como desenvolvimento regional, saúde preventiva e combate às drogas. Mas vai ter olhar muito específico para a juventude.

Nessa linha, pretende juntar cultura, esporte e qualificação para o mercado de trabalho. Daí a ênfase na educação, que enxerga como fundamental para a inserção diferenciada no mercado de trabalho. Segundo Marco Aurélio, há um clamor pela geração de emprego. E aí ele quer juntar as peças: desenvolvimento, educação de qualidade e qualificação para o trabalho.

Essas prioridades ele já vai começar a empunhar na audiência com Michel |Temer. Resta saber se da árvore de Temer ainda pode sair algum fruto.