Cidadeverde.com

Sebastião Martins já define principais assessores no TJ


Desembargador Sebastião Martins: definindo a equipe de assessores para assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí

 

À frente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por uns 20 dias, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins tem no momento duas grandes preocupações. A primeira, terminar muito bem o processo eleitoral, que tem o ponto final na diplomação dos eleitos, na segunda semana de dezembro. A outra, a definição do grupo de assessores que estará ao seu lado a partir do início de janeiro, quando assume a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí.

Sebastião Martins é atualmente o vice-presidente do TRE, mas ocupa a presidência da corte eleitoral em razão de decisão do TSE, após iniciativa do Ministério Público, que pediu o afastamento do titular, o desembargador Francisco Paes Landim. O argumento era que Paes Landim não deveria conduzir o processo eleitoral, já que seu irmão, o deputado José Francisco disputava o pleito.

Diante da determinação superior, Sebastião Martins assumiu o comando das eleições, que oficialmente se encerram com a diplomação dos eleitos. Aí então Paes Landim retoma seu lugar e Martins vai se preparar para a posse no TJ. Eleito no final de setembro, Sebastião Martins assume o comando do TJ tendo como vice-presidente o desembargador Haroldo Rehem, e com Hilo de Almeida Sousa na Corregedoria. Oton Lustoca será o vice-Corregedor.

Nesse momento, Sebastião Martins fecha o grupo de assessores. São os seguintes os nomes até agora definidos e já convidados:

• José Wilson Ferreira Júnior: Vai ocupar a Secretaria Geral. É procurador do município de Teresina e tem excelente trânsito no STJ, em Brasília.
• Paulo Silva: será o Diretor de Gestão de Pessoas. Tem grande experiência na área.
• Sérgio Miranda: vai ocupar a Secretaria de Gestão Estratégica. Ex-secretário de Planejamento do Estado, terá a tarefa de desenhar o planejamento do TJ e acompanhar o desempenho em relação às metas estabelecidas pelo CNJ.
• Allison Sobral: será o Diretoria de Licitações, uma função com atuação de extremo rigor.
• Paulo Ivan: será o Secretaria de Assuntos Jurídicos. Já foi secretário de Administração do Estado e também ocupou a Secretaria Geral do TJ.
• Vanessa Mendonça: será responsável pela Assessoria de Comunicação. Vanessa tem experiência como assessora no Estado e também responde pela Comunicação da Corregedoria de Justiça desde quando Sebastião Martins foi o Corregedor.
 

Equipe já conversa com Comissão de Transição

 A nova equipe de suporte à presidência do TJ só assume em janeiro, quando começa o mandato de Sebastião Ribeiro Martins. Mas o grupo já está em campo, em diálogo com a Comissão de Transição constituída no início de outubro, logo após a eleição que definiu o novo comando no Judiciário piauiense. O diálogo vai tornando mais fácil a passagem de bastão, dando continuidade a ações da gestão de Erivan Lopes.

Pelo menos um nome da comissão faz parte do grupo de assessores já definidos. Trata-se de Sérgio Miranda. Mas pode ser que outros nomes da Transição também sejam confirmados no grupo de assessores, como Érica de Lima Gonçalves Oliveira.