Cidadeverde.com

João Henrique prepara posse simples no comando do Sebrae


Novo Sebrae: Vinicius Lage, Diretor-Executivo; João Henrique, presidente; e Carlos Melles, Diretor de Administração e Finanças

 

Já tem dia e hora a posse de João Henrique Sousa na presidência do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A posse acontecerá na próxima segunda-feira, às 17 horas, na sede do próprio Sebrae, em Brasília. E também já está definido o figurino da solenidade: João Henrique deseja uma posse simples. Muito provavelmente será o primeiro indicativo do estilo que pretende adotar à frente do principal órgão de apoio às micro e pequenas empresas do país. Tempos de austeridade.

A nova diretoria do Sebrae foi eleita no dia 29 de novembro. João Henrique teve seu nome apresentado à apreciação do Conselho Deliberativo a partir de uma indicação do então presidente Michel Temer. Vale lembrar, o ex-deputado piauiense – que também já foi ministro dos Transportes no final do governo Fernando Henrique – foi indicado por estar à frente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) desde 2016.

Ele agora assume a presidência do Sebrae em um momento delicado, quando o novo governo anuncia cortes nos recursos do chamado Sistema S – que reúne nove instituições, entre elas o SESI, SESC e o Sebrae. Mas João Henrique acredita que muito pode ser feito pelos pequenos negócios. Nesse sentido, acha que pode ajudar bastante o Piauí.

Os planos que tem ele ainda não detalha. “Depois da posse”, diz, tangenciando às perguntas. João Henrique vai substituir no comando no Sebrae Guilherme Afif Domingos, que chegou ao posto por indicação da ex-presidente Dilma Rousseff. “O Sebrae tem uma relevância tão forte no trato com o empresário de micro e pequena empresa que me sinto extremamente entusiasmado em continuar esse trabalho que o Afif vem fazendo. Vou dar o melhor de mim para a instituição”, disse.
 

Conheça os novos comandantes do Sebrae

A referência da nova diretoria do Sebrae será João Henrique Sousa. Ele carrega uma alta capacidade de articulação que antes o levou ao ministério do Transporte e à presidência do Conselho Nacional do SESI. Ele terá Vinicius Nobre Lage na Diretoria-Executiva, que deixa a diretoria de Administração e Finanças. Vinicius é funcionário de carreira do Sebrae, tem doutorado em economia e já foi ministro do Turismo.

O novo diretor de Administração e Finanças será o deputado mineiro Carlos Melles (DEM). No Congresso, adotou como principal bandeira precisamente a defesa dos pequenos negócios. Ele foi indicado para cargo pela Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional. Por fim, o presidente do Conselho Deliberativo será José Roberto Tadros, atual presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).