Cidadeverde.com

Grupo de oposição anuncia hoje apoio a Themístocles

O grupo de oposição que reúne 4 deputados estaduais na Assembleia Legislativa vai anunciar nesta segunda-feira pela manhã quem o bloco apoiará na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. O anúncio será feito formalmente às 10, em entrevista à imprensa. Os deputados fazem mistério, mas ninguém espera outro que não seja o apoio ao atual presidente da Casa, deputado Themístocles Filho.

Desde que começou a discutir a formação do próprio bloco oposicionista, o grupo se encaminhou para uma posição única, todos assumindo a mesma candidatura à presidência. Essa estratégia foi adotada para dar demonstração de coesão e de relevância dentro da Assembleia. Na prática, a decisão está tomada há vários dias. Mas só vai ser formalizada hoje precisamente para mostrar a coesão. A espera tem outra razão de ser: esta será a primeira vez que os quatro oposicionistas estarão fisicamente juntos.

O bloco de oposição chegou a correr o risco de perder um de seus membros, no caso o deputado Evaldo Gomes (SD). Ele foi convidado a integrar o bloco liderado por Fábio Xavier, que reúne três deputados do PR – o próprio Fábio e ainda o coronel Carlos Augusto e Dr. Hélio – e os representantes do PSD (Georgiano Neto), do PRB (Pastor Gessivaldo Isaias) e do PPS (Oliveira Neto). Evaldo chegou a conversar com o grupo, mas avaliou que não tem como se juntar a um bloco com cara tão governista.

Evaldo Gomes fica na oposição, junto com Marden Menezes (PSDB), Teresa Brito (PV) e Gustavo Neiva (PSB). O anúncio ficou para esta segunda-feira também porque Marden estava de viagem. Com todos juntos, o anúncio apenas formaliza uma posição que já é, de certa forma, do conhecimento tanto do escolhido, Themístocles Filho, como do preterido, Hélio Isaias.