Cidadeverde.com

No papel, Themístocles tem larga vantagem sobre Hélio

A disputa pela presidência da Assembleia tem suas particularidades. Uma delas é a imprecisão nas contas de votos, tanto de um lado quanto de outra. No papel, o deputado Themístocles Filho (MDB) tem uma ampla vantagem sobre Hélio Isaias (PP). Os números sequer são contestados de forma veemente pelo adversário. Vejamos as contas dos aliados de Themístocles:

• MDB: na pior das hipóteses, Themístocles tem 5 dos 6 votos do partido, embora o deputado diga que terá o apoio de 100% dos colegas de bancada. Nas especulações, Pablo Santos poderia discrepar. Os demais (Themístocles, Severo Eulálio, Zé Santana, Henrique Pires, João Madison) seguiriam juntos. 
• GRUPO DOS 6: esse bloco parlamentar tem os 3 deputados do PR (Fábio Xavier, Dr, Hélio e el. Carlos Augusto) e mais os representantes do PSD (Georgiano Neto), PRB (Pastro Gessivaldo) e PPS (Oliveira Neto). Avalia-se que os 6 votam em Themístocles.
OPOSIÇÃO: são 4 deputados, de 4 partidos diferentes: Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB), Evaldo Gomes (SD) e Teresa Brito (PV). Todos votarão no atual presidente da Casa.
VOTO NO PT: entre os 5 deputados do PT, Themístocles conta pelo menos com o voto de Flora Izabel. O número pode chegar a dois, com Franzé Silva.
•OUTROS: Flávio Nogueira Jr (PDT) vai votar em Themístocles. Os aliados do presidente da Assembleia contam com outros votos soltos, inclusive um no PP de Hélio Isaias. Outros avaliam que poderiam ser dois progressistas com o presidente da Assembleia.

Olhando os números que os aliados de Themístocles Filho levam anotados, o presidente da Assembleia teria no mínimo 18 votos para permanecer no cargo. Em uma conta bem otimista, seriam 21. Mas essa é uma conta que nunca fecha. E por isso ela é feita e refeita até o último minuto.