Cidadeverde.com

Candidatura de Themístocles já contabiliza 20 votos

O atual presidente da Assembleia Legislativa do estado do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB) deverá anunciar nesta terça-feira a chapa com a qual disputará o comando da Mesa Diretora do legislativo piauiense. Diversos nomes estão definidos. Mas Themístocles ainda não encerrou a composição da chapa, já que ainda admite abrir espaços para segmentos hoje aliados da candidatura de Hélio Isaias (PP). Essa indefinição é vista como um aceno para a possibilidade de composição com Hélio, já que Themístocles teria os votos necessários para se eleger.

Segundo cálculos dos aliados de Themístocles Filho, o presidente da Casa já conta com 20 votos de apoio, isso contando com mais três que devem ser anunciados formalmente na manhã desta terça-feira: Wilson Brandão (PP), Flávio Nogueira Jr (PDT) e Firmino Paulo (PP) devem manifestar o apoio a Themístocles.

Esse anúncio representa mais que três votos, especialmente pelo apoio de Wilson e Firmino, que são do partido de Hélio Isaias. Essa falta de unanimidade entre os Progressistas teria como origem a quebra de acordos prévios, especialmente quanto a Wilson – ao ir para o PP, ele teria recebido a garantia de apoio a uma possível candidatura do partido à presidência da Assembleia. Mas o comando Progressista acabou esquecendo Wilson e apoiando Hélio.

Esse desentendimento dentro do PP ganha revelo diante do MDB, que mostrou unidade em um almoço com todos os seis integrantes da estadual. Esse encontro pôs fim às especulações dando conta que Pablo Santos poderia votar em Hélio.

Vale lembrar ainda que nesta segunda-feira, Themístocles recebeu o apoio dos 4 deputados que formam o bloco de oposição. Diante dessas novas manifestações de apoio, Themístocles contabiliza 20 votos, número que pode até crescer.

Confira no quadro abaixo quais são os deputados que devem votar em Themístocles.


 

Os votos de Hélio Isaias

Os votos de Hélio Isaias são: Hélio Isaias, Júlio Arcoverde, Lucy Silveira (PP), Francisco Costa, Fábio Novo, Francisco Limma (PT), Fernando Monteiro (PRTB), Nerinho e Janaína Marques (PTB).

Franzé Silva (PT) mantém a defesa do consenso, se movimentando para unir os grupos de Themístocles e Hélio Isaias. Tem mais: especulações apontam para a possibilidade de Fernando Monteiro mudar de intenção e apoiar Themístocles Filho.